4 Elementos essenciais para contratar um ERP – Enterprise Resource Planning
4 Elementos essenciais para contratar um ERP – Enterprise Resource Planning
Esse é um assunto bastante controverso: o que levar em conta no momento de decidir sobre a contratação de um novo ERP. De alguma forma, todo empresário tem uma visão clara do momento em que é necessário trocar de ERP, quer seja para evoluir o seu negócio, ou pelo fato do ERP atual não mais corresponder às expectativas de crescimento do empreendimento, mas os elementos envolvidos nessa tomada de decisão são sempre complexos.
Nesse sentido, quero convidá-lo a refletir sobre 4 elementos que a meu ver são essenciais para se tomar uma decisão dessa natureza.
1º – Faça um plano muito bem detalhado sobre o esperado do novo ERP abrangendo não somente a entrega principal. Conheço várias situações em que o ERP resolveu os problemas principais da empresa num primeiro momento, mas quando os processos de negócios evoluíram, as organizações se depararam com novos problemas extremamente complexos, e o fornecedor não estava preparado para atender as novas necessidades. Examine essa situação com cuidado e verifique se o seu fornecedor de fato, poderá atender as imposições futuras quanto ao crescimento do seu negócio.
2º – Busque contratar um fornecedor que além de ser especialista no seu segmento, seja detentor de um ERP flexível capaz de atender realidades futuras pertinentes as exigências do mercado. Lembre-se que sua organização detém personalidade única e com processos únicos.
3º – Procure contratar um ERP que exija pouco suporte. É óbvio que o suporte técnico deve ser primoroso, não há dúvida a esse respeito. Porém, a qualidade de um ERP também é medida pela exigência de suporte técnico que ele requer. Quanto menos esse serviço for usado maior será a produtividade de sua empresa. Eu tenho visto situações em que algumas empresas dizem o seguinte: estamos muito satisfeitos com o suporte técnico do nosso fornecedor, ele resolveu, em menos de 72 horas, 120 chamados que fizemos nos últimos dois meses. Ora, o propósito de um ERP é solucionar problema e não trazer problema. Se você tem tanta necessidade de suporte é porque alguma coisa está errada. Busque ajuda para certificar-se o que pode ser considerado um ERP de qualidade, e ao contratá-lo, estabeleça com o seu fornecedor um treinamento que dê autonomia a sua equipe.
4º – O quarto elemento eu reputo ser o mais importante. Trata-se da credibilidade do fornecedor no mercado. Tenho visto casos em que o ERP é contratado porque o fornecedor é líder de mercado, e não se leva em conta a atualização de seu produto e muito menos que valor a sua liderança trará ao seu negócio. Se você não for importante para o seu fornecedor e se ele não detiver um ERP atualizado, o risco de suas expectativas não serem alcançadas é muito grande.
Contratar um ERP não é tarefa fácil, mas com alguns cuidados é possível fazer uma boa escolha.