Medo em tempos de pandemia
Medo em tempos de pandemia
Estamos vivendo uma pandemia talvez sem precedente para essa geração. O coronavírus é uma realidade que tem assombrado o mundo inteiro. Devemos redobrar os cuidados para evitar que a doença se prolifere em escala superior à prevista, cause um colapso no sistema de saúde e gere sérios problemas às pessoas, em particular as do grupo de risco. E em situações como essa a ansiedade e o medo podem abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade, e certamente esse é o pior caminho a seguir. O mais importante neste momento é seguir as orientações das autoridades de saúde, dos especialistas em saúde mental, e não entrar em pânico.
A melhor estratégia para se proteger do coronavírus é aprender a lidar com a ansiedade e o medo, entender o que se sabe sobre a doença e como se prevenir.
Está sendo amplamente divulgado através da mídia televisiva e das redes sociais por profissionais da área da saúde mental, inúmeras orientações do que se deve fazer para superar o mal-estar emocional provocado pelo estado de ansiedade e de medo, por isso, irei ressaltar aquelas que dentre todas que observei são comuns a grande maioria desses profissionais, para que diante desse contexto de incerteza e inquietação, você possa refletir, seguir e se manter emocionalmente sob controle.
Evite o excesso de informações
O excesso de informações não o deixará mais bem informado, o excesso de informações é tão paralisante quanto a falta dela e poderá potencializar sua sensação de risco e nervosismo.
Policie seus medos
Sentir medo é racional, faz parte do mecanismo de defesa da sobrevivência humana. O problema ocorre quando o medo é potencializado de forma a se imaginar cenários catastróficos, esse modo de pensar pode ser tão perigoso quanto o próprio coronavirus. Deixar-nos levar pelo medo só irá intensificar o nosso mal-estar emocional.
Diante dos sentimentos de medo, desafie o seu modo de pensar, mas seja cauteloso para não subestimar a sua capacidade de lidar e se adaptar a situações embaraçosas, pois é comum a mente humana exagerar o perigo de ameaças desconhecidas em comparação as que já conhecem. Procure compreender de maneira coerente a razão pela qual está movido pelo sentimento de medo, esse é um bom começo para compreender a verdadeira dimensão dos riscos e agir de modo realista para saber o quê de fato está causando o seu mal-estar emocional.
Depois disso, tente conectar-se a atividades voltadas ao seu bem-estar físico e psicológico, como por exemplo, meditação, exercícios físicos, contato frequente com familiares e amigos se utilizando dos meios digitais, exercícios de autoconhecimento, leitura, e em aprimorar seus conhecimento. Manter-se focado em fontes significativas de sua vida ajuda bastante a lidar com a sensação de ansiedade, medo e solidão.
Seja positivo, mas realista
Estudos científicos comprovam que quanto mais nos alimentarmos de sentimentos positivos, melhor o nosso sistema imunológico trabalha e consequentemente mais resistentes nos tornamos a infecções.
A média de pensamentos dos seres humanos são mais ou menos 60 mil por dia, e o pior é que 95% dos pensamentos que você teve hoje são os mesmos que você teve ontem. Somos vítimas dos nossos pensamentos.
Que tal tornarmos criadores de nossa realidade de uma forma mais consciente e tornarmos nossos pensamentos mais sadios? Nutrir emoções positivas dentro dos limites da realidade, no mínimo, ajuda a tornar as situações difíceis mais suportáveis.
Cultive um sono reparador de energia
Um boa noite de sono traz muitos benefícios, um sono reparador de energia é capaz de evitar diversos distúrbios e doenças, como por exemplo, doenças psicológicas ou cardiovasculares, problemas mentais e fadiga, como também a diminuição das taxas de depressão. Além disso, melhora a nossa disposição, o humor, a produtividade e a sensação de bem-estar.
Já uma noite de sono mal dormida deixa o metabolismo em desequilíbrio, a pessoa passa a se cansar rapidamente, a ficar irritada, ansiosa, vulnerável a depressão, e com dificuldade para se concentrar e raciocinar. Portanto, crie uma rotina com horário certo para dormir, evite contato com aparelhos eletrônicos pelo menos trinta minutos antes de dormir, deixe o seu quarto sem nenhum foco de luminosidade e durma quando possível no mínimo sete horas por dia. Essa estratégia ajuda tanto para prevenir como para tratar de problemas como a ansiedade e a depressão.
Medite
Um dos benefícios da meditação é o de ajudar as pessoas a lidarem com o estresse e o medo sem fugir da realidade. A meditação de atenção plena envolve trazer consciência aos seus pensamentos e aceitá-los. Ela ajuda a viver no momento presente e a aceitar uma situação onde não há muito o que se fazer. A meditação trabalha na busca do equilíbrio entre a mente e o corpo, visando trazer para o indivíduo maturidade suficiente para enfrentar questões que envolvem sua saúde emocional. Por isso, é uma fermenta importante para ajudá-lo a lidar com todo o estresse causado pelo coronavírus.
Por último, mas não menos importante, procure reduzir o risco de contrair ou de ser o vetor do coronavírus tomando os cuidados básicos recomendados pelo Ministério da Saúde que são os seguintes:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
Usar máscara quando houver a necessidade de sair de casa;
Só sair de casa em caso de muita necessidade.
Adotar medidas de precaução padrão evitará que seus sentimentos e pensamentos fujam de seu controle, além de ajudar a elevar o estado de espírito de seu corpo. Se cuide!!!