Em períodos de crise, inovação é a melhor saída
Em períodos de crise, inovação é a melhor saída
A crise econômica provocada pela Covid-19 abalou o Brasil que conhecíamos, do dia para a noite as empresas foram obrigadas a olhar para dentro e se reinventar, adotar soluções rápidas para a sobrevivência dos negócios.
Embora o cenário pareça perturbador, a verdade é que a crise também abre janelas de oportunidades. É preciso que as empresas transformem suas visões para inovar e oferecer soluções de valor para o cliente não apenas produto. Costuma-se dizer que, em tempos de crise, inovar é a melhor saída, é uma maneira de se reposicionar no mercado e tornar sólida a organização.
A partir desse entendimento, trazemos uma reflexão de como aproveitar situações adversas como agente impulsionador da inovação, levando em conta a transformação cultural e a demanda trazida pela pandemia.
Confira algumas dicas para estimular a inovação na sua empresa:
A nova abordagem da casa
A adequação dos lares para a rotina de trabalho e estudo tornou-se uma necessidade.
Oportunidade para as organizações:
Entender como é possível criar experiências proprietárias para o ambiente das casas.
Os heróis da pandemia
Médicos, funcionários de saúde, limpeza, entregadores etc., são os novos heróis da pandemia.
Oportunidade para as organizações:
Empreender esforços de pessoas para contribuição do bem comum.
A suscetibilidade da saúde mental
Com a pandemia, a saúde mental ficou passível a maiores riscos.
Oportunidade para as organizações:
Compreender como as empresas podem enxergar tais suscetibilidades para ajudar as pessoas se tornarem melhores.
As ações coletivas
A pandemia despertou o interesse das pessoas em melhor entender o valor da interdependência e estimulou o pensamento coletivo.
Oportunidade para as organizações:
Pensar como seus produtos e serviços podem contribuir de maneira efetiva para melhorar a vida das pessoas.
A realidade do home office
O trabalho em regime de home office é uma realidade e deve permanecer após o período de pandemia, esse modelo de produção deve ganhar força como fator de compra.
Oportunidade para as organizações:
Explorar ações educativas e de entretenimento via mundo digital podem trazer resultados significativos.
Atenção ao essencial
Os hábitos de consumo talvez tenham sido os mais impactados pelo Coronavírus, as mudanças no comportamento do consumidor ao redor do mundo em diversos níveis da sua jornada de compra mudaram substancialmente. Há uma tendência clara de diminuição de gastos supérfluos causada pelo medo do desemprego e pela recessão. Com isso o consumo cairá bastante.
Oportunidade para as organizações:
Agora é a hora de se pensar no que é essencial para o consumidor, de modo a atraí-lo por meio de soluções que representem uma justa relação custo-benefício.
O aprimoramento da venda on-line
A rede digital tem sido um meio fundamental para o crescimento das vendas. Cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet, buscando adquirir com segurança produtos e serviços. Esse é um dos pontos de destaque no novo comportamento do consumidor.
Oportunidade para as organizações:
Mais do que nunca, as tecnologias preditivas de fácil manuseio que conseguem entregar todas as necessidades do consumidor, permitindo com que a experiência de compra on-line seja tão segura quanto off-line, podem ser uma saída para aumentar as vendas e estreitar o relacionamento com o público-alvo.
Inovação virou item imprescindível num cenário de crise como este que o Brasil vem enfrentando, deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma questão de sobrevivência. A empresa com visão restrita da necessidade de inovar , correrá sérios riscos de estar fora do mercado em um espaço de tempo muito curto.