Cultura tecnológica promove competências organizacionais
Cultura tecnológica promove competências organizacionais
Vivemos uma era em que a Tecnologia da Informação (TI) é de fundamental importância dentro do ambiente das empresas. É uma poderosa ferramenta, que altera as bases de competitividade, estratégicas e operacionais das empresas. As empresas que se adaptaram a cultura tecnológica alcançaram um nível mais alto de competitividade em relação aos seus pares. Valer-se da cultura tecnológica é uma excelente maneira para adquirir competências organizacionais.
A cultura tecnológica é a chave da competitividade empresarial em um ambiente de negócio em constante transformação, onde cada vez está mais exigente. Sem ela, as empresas terão dificuldades em conseguir traduzir as aspirações que estão no papel em resultados reais para o negócio. Portanto, não aderir essa cultura de maneira bem definida e alinhada com os objetivos estratégicos da organização, significa gerir o negócio em descompasso com a realidade empresarial do mundo moderno.
E mais, é fundamental entender, que o avanço tecnológico por si só, fomenta correspondentes mudanças de hábitos, conversões na cultura empresarial e no modo de interação da empresa com os seus públicos. Por isso, uma empresa que deseja crescer e se destacar, precisa acompanhar esse movimento para poder fazer uso inteligente e completo de ferramentas que são cada vez mais essenciais para apoiar as estratégias de negócio.
A transformação cultural tecnológica é uma instrução que colabora com a adequabilidade dos funcionários em relação ao novo cenário tecnológico e aos novos processos, e para que isso aconteça, é preciso que os líderes estejam dispostos a aceitar as mudanças e correr os riscos que elas representam em meio as exigências de uma nova cultura.
É necessário ainda, uma cultura empresarial de comprometimento de todas as equipes. É preciso que a organização tenha equipes abertas, com atitudes colaborativas e de comprometimentos transparentes,para que haja uma verdadeira transformação digital tecnológica.
A cultura empresarial de uma organização, nada mais é do que o sistema de convicção, o conjunto de valores e objetivos que definem a sua identidade. É difícil pensar em cultura tecnológica sem uma cultura empresarial consolidada e muito clara na mente de todos, da diretoria aos colaboradores. Pois a falta de uma cultura empresarial unificada é um limitador de mudanças tecnológicas.
Uma boa prática para incorporar a cultura tecnológica e adotar ferramentas de ponta quando a organização está insegura em relação a eficácia da sua cultura empresarial, é contratar consultores externos que tenham experiência e expertise na implantação de novas tecnologias. Eles são de muita serventia na condução dos trabalhos, tanto no que se refere à área técnica quanto à parte comportamental. E normalmente, trazem as melhores práticas que estão sendo utilizadas em outras empresas, o que contribui bastante para o dia a dia da equipe.
A cultura tecnológica é um processo que tem por objetivo viabilizar através de ferramentas de primeira linha, competências organizacionais para aumentar a competitividade e até mesmo para garantir a permanência do negócio no mercado. Apostar nessa cultura e investir em tecnologia, é uma escolha inteligente para melhorar o desempenho do seu negócio, é uma prática de sucesso.
Hoje em dia, existe consenso quanto ao fato que o crescimento e a competitividade de uma empresa dependem fortemente de sua cultura tecnológica e de sua capacitação tecnológica. Os ganhos de eficiência e lucratividade que essa dupla proporciona são inquestionáveis, os benefícios são muitos, como por exemplo:
Processos ágeis e precisos;
Redução de custos;
Melhor relacionamento com o cliente;
Otimização de produtos e serviços;
Aumento da produtividade;
Aumento do controle de qualidade;
Melhoria na gestão de talentos;
Otimização da tomada de decisão;
Melhoria da comunicação interna;
Criação de modelos de negócios mais flexíveis;
Criação de barreiras para evitar perdas financeiras.
Para uma breve reflexão, vou citar algumas empresas que quando a era tecnológica realmente chegou, não souberam aderi-la e pagaram um preço caro: Blockbuster, Compaq, Kodak, Atari, BlackBerry e Sun Microsystems.
Enfim, os benefícios comprovadamente são muitos,o avanço tecnológico está acontecendo em uma escala exponencial, e as empresas que não se adaptam às mudanças ficarão para trás.