Management 3.0 – Um Modelo de Gestão para um Mundo Complexo
Management 3.0 – Um Modelo de Gestão para um Mundo Complexo
O Management 3.0 é um modelo de gestão baseado no pensamento complexo, que visa se adequar a um mundo incerto e volátil. Ele foca seus métodos na gestão das pessoas, com um olhar atento ao comportamento, relacionamento e motivações, ao invés de se prender a hierarquias, cargos e processos, comuns nos modelos tradicionais.
Isso faz com que as empresas passem a ser vistas como redes de relacionamento ao invés do organograma piramidal. Com isso o gerenciamento sai da centralização nas mãos de um gestor e passa a ser responsabilidade de um grupo de pessoas.
Origem do Management 3.0
A criação do Management 3.0 é do holandês Jurgen Appelo, que iniciou o movimento dentro da área de tecnologia da informação, mas que atualmente já vem sendo aplicado em outras áreas do mundo corporativo com sucesso.
Segundo Appelo o modelo do Management 3.0 não é uma receita para ser seguida, mas sim um conceito a ser entendido e adaptado a cada realidade. E essa simples afirmação do criador do Management 3.0 mostra toda a filosofia do modelo, que foca seus esforços em valorizar as pessoas.
Management 3.0 x Gestão Ágil
A gestão ágil surgiu da necessidade de diminuir as perdas de prazos e desperdício de recursos em projetos complexos, que apresentavam mudanças constantes e inúmeras variáveis que não se tinha domínio ou previsibilidade, que não estavam sendo bem sucedidos com o modelo tradicional, focado na gestão de comando e controle.
Dentro da filosofia de trabalho da gestão ágil, os times são auto organizados, gerenciando seu ritmo de trabalho e suas entregas, revisando seus processos constantemente e melhorando sua produtividade a cada ciclo. Além disso, nesse modelo, o produto deixa de ser o foco do projeto, dando lugar ao cliente.
Se compararmos essas características com o que é preconizado pelo Management 3.0 percebemos uma total sinergia entre os modelos, pois ambos valorizam as pessoas e as colocam no centro de tudo.
Algumas literaturas inclusive colocam o Management 3.0 como uma framework da Metodologia Ágil para a área de liderança e isso faz total sentido. Como toda a construção da adoção da metodologia ágil passa pela mudança do mindset da organização, com a implantação de uma cultura digital, o Management 3.0 cabe como uma luva para promover essa mudança. Olhando por outra ótica também seria muito difícil implantar o Management 3.0 em uma empresa fundamentada em modelos tradicionais de gestão.
O importante é entender que os métodos são complementares pois enquanto o Agile foca em entregar produtos e projetos, o Management 3.0 tem por objetivo crescer a organização e as pessoas que fazem parte dela.
Porque Management 3.0?
Como o próprio nome sugere, a versão 3.0 foi assim nomeada por entender que existem dois modelos de gestão anteriores.
No chamado Management 1.0, que surgiu no início do século XX, onde o foco era a alta produtividade das indústrias, as pessoas eram apenas executoras de processos definidos visando maximizar a produção. Um exemplo clássico de como eram vistos os colaboradores nesse modelo de gestão está no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, onde o operário fica tão condicionado a fazer o dia todo o mesmo movimento de apertar o parafuso que repete o movimento mesmo em sua casa ou dormindo. Caso um funcionário não atendesse a produtividade que se esperava dele, ele era trocado como se fosse uma peça defeituosa.
No Management 2.0 surgiram novos conceitos de produtividade e controle, como Six Sigma, BSC, etc., porém esses conceitos estavam voltados para os gestores. A linha de produção apenas era melhor monitorada por esses conceitos, mas os méritos eram do topo da pirâmide. Além disso, os processos continuavam lentos e burocráticos.
Com o surgimento do modelo centralizado nas pessoas como o ativo mais importante da organização e com base no pensamento complexo, adotou-se o nome Management 3.0, com seu conceito mais importante: Gerencie o sistema, não as pessoas.
“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” – Simon Sinek
Conclusão
O modelo de gestão do Management 3.0 é um modelo adequado para o mundo atual, cada vez mais globalizado e descentralizado. Entender os valores e anseios de seus colaboradores, empoderá-los e energizá-los é uma necessidade para todas as empresas que buscam trabalhar com excelência e reter seus talentos.