As três competências essenciais que o profissional do futuro precisa ter!
As três competências essenciais que o profissional do futuro precisa ter!
Esse é um assunto amplo e extremamente relevante que não se esgota em um só artigo, mas o desafio aqui é causar uma reflexão sobre a melhor maneira de se enfrentar as mudanças em ritmo acelerado que vivemos no ambiente profissional.
Por isso, eu selecionei as três competências que considero essenciais para todo profissional que deseja ser bem-sucedido em sua carreira.
Capacidade de aprendizado e adaptabilidade

O profissional do futuro vai ter que encontrar formas de aprender mais rapidamente. Não é por acaso que inúmeras startups e tantas empresas inovadoras estão procurando meios de gerar disrupção na área educacional.
Aquele modelo educacional de ir para a escola e ficar seis meses estudando uma matéria, se aprofundando de maneira muitas vezes inútil, em coisas que nunca vão ser utilizadas, não funciona mais.
O tempo das pessoas está cada vez mais escasso e ao mesmo tempo a quantidade de conhecimento circulando no mundo vem num crescendo assustador. Portanto, é preciso ser muito bom em se adaptar a esses processos de transformação e em criar estratégias eficientes para aumentar a capacidade de aprendizado em alta velocidade e com efetividade.
Capacidade de discernimento
Pode parecer estranho inicialmente, mas eu explico o que quero dizer com isso: discernimento é a nossa capacidade de fazer escolhas, é escolher entre alternativas e possibilidades de uma maneira lúcida e esclarecida. Eu acredito que isso seja muito importante porque estamos vivendo em época de hiper estímulo, de hiper oportunidade, parecem surgir coisas novas a todo tempo e necessidades diferentes a todo momento.
E no universo corporativo, o que se observa é que quanto mais forte e presente for o papel de liderança do profissional maior é a quantidade de tarefas que lhes são delegadas, como se a empresa dependesse dele para continuar rodando. A empresa não depende de um só profissional em tudo aquilo que lhe é imposto para seguir em frente. É por esse motivo que considero a capacidade de discernimento extremamente importante. Escolher aquilo no qual é preciso dedicar tempo, seja no trabalho, na vida pessoal, nas estratégias de aprendizado, seja lá no que for, é necessário saber fazer escolhas sábias e bem-informadas para conseguir dar conta de tudo que está acontecendo a nossa volta.
Capacidade de fazer conexões
Se você olhar para a história das empresas que mais fazem sucesso hoje, a maioria dessas histórias vai conter narrativas que contam como conexões que aconteceram foram determinantes para que esse sucesso acontecesse. O nosso mundo hoje é um mundo que precisa de conexões, ninguém consegue fazer nada sozinho e ninguém é detentor de todas as capacidades, virtudes, habilidades e conhecimento. E, portanto, é indispensável ser sagaz e inteligente, e exercitar essa possibilidade de fazer as conexões necessárias para atingir os objetivos fixados.
É lógico que esse tema não se esvazia aqui, mas eu espero que essas três competências sirvam como insight para te ajudar a orientar em suas escolhas futuras.
Boa Sorte!