Inteligência de Mercado – Regras e Conceitos Fundamentais
Inteligência de Mercado – Regras e Conceitos Fundamentais
Mais que entender, precisamos ter profunda compreensão sobre a importância das regras e dos conceitos fundamentais de Inteligência de mercado no mundo dos negócios.
Eu tenho insistido em dizer que no mundo dos negócios é preciso saber onde se quer chegar, para tanto, é necessário estudar o mercado. Se os gestores e líderes não tiverem profundo conhecimento de seus mercados, poderão criar estratégias erradas, equivocadas ou limitarem-se à mesmice impedindo o crescimento em suas empresas.
Então vamos entender quais são os objetivos da Inteligência de mercado e o porquê ele deve ser estudado e monitorado.
Uma empresa precisa estudar seu mercado, monitorá-lo e entender quais são os leques de oportunidades para tomar as decisões estratégicas. Não há tomada de decisão estratégica sem monitorar mercado e sem conhecer oportunidade, e não se consegue conhecer oportunidade sem coletar, sem organizar, sem validar, sem analisar os dados disponíveis de mercado.
Certamente qualquer empresa tem uma centena de dados disponíveis, mas as perguntas que invariavelmente os gestores e líderes devem fazer são as seguintes: para que servem estes dados? O que devemos fazer com eles? Que tipo de dado vamos coletar? Que tipo de dado devemos validar? Que tipo de dado devemos analisar para que possamos entender o nosso mercado de forma a enxergar oportunidade?
Nenhum gestor ou líder acorda de manhã enxergando uma oportunidade de negócio, eles estudam o mercado, estudam o comportamento do consumidor, estudam as mudanças comportamentais da sociedade e aí sim, eles enxergam oportunidade.
Quando você trabalha com inteligência de mercado, você fica muito ligado a essas variáveis. E diagnosticar o mercado por meio por meio do ciclo, passando por cada etapa do ciclo de inteligência de mercado, é o que vai fazer você entender como construir tudo isso na sua empresa.
Para um gestor ou um líder, é muito importante mesmo quando pretendem contratar uma consultoria, que eles saibam efetivamente quais são as etapas do ciclo e como operacionalizá-las.
Depois disso, eles estarão aptos a trabalhar com segurança a coleta de dados, fazendo o uso adequado das fontes primárias, secundárias, internas e das estatísticas, de modo a escolher os KPIs necessários para construir uma inteligência de mercado assertiva.
Porém, vale lembrar, que o fator principal a ser considerado na hora de escolher os KPIs de desempenho para o seu negócio, é a relevância deles para o alcance dos objetivos.
Entender quais são os KPIs de desempenho pertinentes a inteligência de mercado e pertinentes a cada tipo de negócio faz toda a diferença.
Não basta pegar o conceito de inteligência de mercado e aplicar, é necessário entender o que é inteligência de mercado, entender o que são KPIs, entender como funciona a sua empresa e o seu negócio para uma correta adaptação. Pois para cada tipo de negócio os KPIs podem ser absolutamente diferentes.
A questão de validação dos dados é um outro aspecto extremamente relevante para a tomada de decisões estratégicas. É preciso saber analisar os números para identificar aquilo que é verdadeiro e necessário para o seu propósito.
Construir um projeto de inteligência de mercado não é tarefa fácil, mas toda empresa que busca se posicionar à frente a concorrência deve fazer uso dessa estratégia, antes, porém, precisa compreender em profundidade suas regras e conceitos fundamentais para perceber todo o ecossistema ao qual está inserida.
Por fim, deixo para sua reflexão a seguinte frase de Sun Tzu. “Estratégia é o mais importante trabalho de uma organização, este estudo não pode ser negligenciado”.