Informática na gestão da saúde
Informática na gestão da saúde
A velocidade com que as mudanças estão se processando no mundo e o gerenciamento da enxurrada de informações que continuamente estão sendo disponibilizadas representam um grande desafio também para o mercado de saúde.
Até pouco tempo atrás os sistemas de gestão (ERP) existentes para operadoras de saúde e administradoras de benefícios eram suficientes para gerir os custos e os riscos. Porém o crescimento do volume de dados a serem analisados, a velocidade necessária para se tomar decisões preventivas e a necessidade de se conhecer indicadores de mercado para que sejam feitas análises comparativas com o perfil interno da operadora, tornou esses sistemas insuficientes para o novo modelo de gestão que se faz necessário para acompanhar as mudanças no cenário da saúde suplementar no Brasil.
Cada vez mais as empresas estão recorrendo a sistemas complementares e a consultorias diversas para agregar em seus processos de gestão e análise de dados.
Mudanças como o envelhecimento da população, o crescimento de casos das doenças crônicas e degenerativas geradas por alteração no estilo de vida, surgimentos de novas tecnologias médicas têm impactos nos custos da saúde e, nesse contexto, novas soluções tecnológicas representam oportunidades para gerenciar esses custos, mas também grande desafio na organização das informações.
O excesso de informações pode ser tão paralisante quanto a falta delas. É preciso saber selecionar e organizar os dados disponíveis de forma a obter análises seguras que podem ser aplicadas ao gerenciamento de custos e riscos.
Com a aplicação dessas tecnologias é possível:
a) Obter o perfil epidemiológico da carteira, identificando os pontos de maiores custos onde são aplicáveis ações de medicina preventiva;
b) Identificar padrões de utilização que possam justificar estratégias adicionais;
c) Justificar estratégias que promovam uma melhor utilização dos serviços de saúde;
d) Identificar excessos em procedimentos de alto custo e alta complexidade;
e) Estabelecer limites por indicadores e automatizar alertas quando estes são ultrapassados;
f) Analisar os indicadores internos comparando-os com referência de mercado ou até mesmo de sua base histórica;
Concentrar-se em estratégias orientadas à relação de poucos beneficiários que representem a maior parte da despesa dos planos.
A Cibernet Solutions conta com diversos produtos e serviços que ajudam as operadoras de saúde, clínicas, consultórios e administradoras de benefícios a maximizar seus resultados e gerir melhor o seu negócio. Saiba mais em www.cibernetsolutions.com.br.