Benefícios de um bom sistema
Benefícios de um bom sistema
Um bom ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema de gestão, controla todas as atividades realizadas diariamente em uma organização, torna os processos mais simplificados e ainda propicia uma visão completa da empresa. Uma ferramenta com essas características faz ou não faz a diferença no seu negócio?
Conheça alguns benefícios importantes que um sistema de gestão pode trazer para o seu negócio:
Sinergia entre departamentos
Um bom ERP pode ser integrado a todos os departamentos e com isso promover sinergia no ambiente de trabalho, que por sua vez resulta num facilitador para o alcance das metas.
Maior segurança na tomada de decisão
A integração de dados fornecidos pelo ERP quando manipulados, geram as equipes de trabalho informações capazes de identificar um desafio, uma oportunidade, de antever as ameaças que possam afetar o nível de produtividade e de comprometer o resultado econômico da empresa. Por isso, O ERP é um importante aliado para tomada de decisão segura.
Redução de custos
Nesse quesito é importante compreender que redução de custos nem sempre significa corte de gastos, é necessário que se tenha uma visão global dos custos de uma empresa, pois um simples remanejamento de investimentos, a otimização de tarefas com o dimensionamento correto das pessoas envolvidas e a redução de retrabalho por erro operacional, podem ser suficientes para um reforço de caixa. E é aí que o ERP contribui de forma significante propiciando uma visão holística dos custos da empresa para que você possa priorizar a alocação de recursos em processos que irão gerar uma performance melhor da sua organização no mercado.
Processos padronizados
A padronização de processos é de suma importância porque garante a eficácia na execução de um trabalho. Portanto, padronizar processos é importante para garantir um modelo de trabalho, ter um caminho bem definido para a execução das atividades e conferir previsibilidade ao processo. Com o ERP, inegavelmente, os processos diários poderão ser otimizados de modo que toda a equipe de trabalho tenha mais tempo para planejar novas abordagens produtivas na direção de melhores desempenhos operacionais.
Visão holística dos processos
Os processos num ERP são interligados, o que permite se ter uma visão global dos mesmos e proceder simultaneamente análises gerenciais entre outras, como por exemplo: imagine que você está analisando o custo de uma patologia em um credenciado específico e não está seguro de que os valores cobrados são condizentes com o padrão estabelecido por sua empresa, você pode ao mesmo tempo que está fazendo essa análise consultar os dados históricos dessa patologia e obter informações e indicadores para uma tomada de decisão assertiva. Esta é, sem margem de dúvida, uma contribuição significativa que um bom ERP oferece.
Informações seguras
Um bom ERP também se destaca pela segurança da informação, pois as melhores soluções de mercado detêm mecanismos para assegurar de que seus dados estão protegidos de tentativas externas de comprometimento. Esses mecanismos representam igualmente um benefício interno, porque eles monitoram os registros internos de modo a identificar o uso anormal de arquivos e de registrar a sua origem.
A hora da escolha
Aqui você viu apenas uma pequena amostra da importância de um bom ERP para o seu negócio e do quanto ele pode impactar no crescimento sustentável da sua empresa. São tantos os benefícios oferecidos por um ERP de qualidade que não seria de bom tamanho descrevê-los apenas em uma matéria, a leitura ficaria demasiadamente cansativa.
Mas a escolha de uma ERP é uma tarefa difícil, pois não basta escolher o ERP certo para aproveitar ao máximo as possibilidades por ele proporcionadas. O grande desafio não está somente na escolha do ERP ideal para sua empresa, o grande desafio está em buscar no mercado a melhor opção para uma implementação adequada. Portanto, na hora de escolher o seu ERP, dê preferência para empresas que conheçam o seu negócio e ofereçam consultoria, apoio e suporte para acompanhar todo o processo. Do contrário, você corre o risco de estar comprando um enorme problema.