A Gestão da Informação e do Conhecimento
A Gestão da Informação e do Conhecimento
Dentro de um cenário onde a inteligência de negócios se faz cada vez mais necessária para qualquer organização que deseja sobreviver no mercado e desenvolver diferenciais competitivos para fazer frente aos desafios que se impõe, é preciso falar, inicialmente, da gestão da informação e do conhecimento.
O volume avassalador de dados e a informalidade do conhecimento, muitas vezes estando atrelado a experiência de alguns colaboradores sem o devido cuidado na sua propagação, pode dificultar ou até mesmo inviabilizar qualquer projeto que queira se desenvolver em uma organização, principalmente se ele depender dessas informações para acontecer.
É preciso, inicialmente, entender que há uma grande diferença entre informação e conhecimento. A informação é o dado em seu estado bruto, sem nenhuma análise ou olhar crítico sobre ele, ainda que já tenha sido tratado e organizado. O conhecimento é a capacidade de interpretar essa informação, tomar decisões a partir dela e implementar ações para que esse dado seja utilizado de maneira correta e possa ser transformado em prol da organização.
A gestão da informação passa pela curadoria dos dados, tratando-os e armazenando-os de maneira organizada de forma que otimize seu cruzamento e análise, oferecendo um ferramental de gestão para a empresa.
Já na gestão do conhecimento, passamos a entender como esses dados são analisados, quais os insights que podem ser obtidos a partir deles. Ela vai muito além de ter um dicionário de dados explicando como interpretar cada informação. A gestão do conhecimento abrange a transformação do conhecimento tático, que está arraigado na cabeça dos colaboradores ou entranhado na cultura da organização, em conhecimento explícito, documentado e acessível a todos.
Essa transformação do conhecimento permite que ele seja mais bem transmitido entre as pessoas, garantindo uma unicidade à organização, e transformando-o em tácito novamente, de uma maneira organizada, pois é documentada de maneira organizada, economizando tempo e, consequentemente, dinheiro às organizações.
A gestão da informação e do conhecimento é um recurso poderoso que internaliza na organização o que normalmente está somente na cabeça de colaboradores. Com o uso correto de ferramentas próprias para essa gestão, como o uso de metadados e wikis, por exemplo, é possível iniciar rapidamente essa gestão e colher bons frutos em um curto espaço de tempo.