A Importância do Business Intelligence na Gestão das Empresas
A Importância do Business Intelligence na Gestão das Empresas
Os conceitos de BI não são uma novidade no mundo corporativo. Na verdade, o uso do termo data de 1865, quando começaram a surgir os primeiros conceitos de inteligência de negócios e o uso de informações para entender resultados e apoiar a tomada de decisões.
Atualmente, principalmente motivado pelo grande volume de dados a que se tem acesso, não somente dos ambientes internos das empresas, mas também disponíveis sobre o mercado por meio da internet, a ciência de dados tem assumido um protagonismo e se ganhado importância estratégica para qualquer empresa, podendo ser um diferencial competitivo em mercados cada vez mais acirrados onde a precisão e a velocidade na tomada de decisões podem significar o sucesso do negócio.
Há um grande equívoco dos gestores que pensam em inteligência de negócios e partem imediatamente em busca de uma ferramenta de BI para implantar na organização. Esse erro pode representar o insucesso do projeto de BI e não trazer ao negócio os resultados esperados para a gestão.
Isso porque BI não se limita a uma ferramenta. BI é um conjunto de processos, metodologias, tecnologias e ferramentas para apoiar a tomada de decisões. Nesse cenário, podemos afirmar com tranquilidade que a ferramenta de BI representa de 10% a 20% do projeto, ou seja, se todo o resto for relegado ou ignorado, corremos o risco de não fundamentar o projeto de maneira correta e ter análise de dados rasas ou, pior ainda, erradas, prejudicando o gestor em suas decisões.
Uma analogia muito comum que encontramos sobre BI é a que o compara com um iceberg. Nela, os dashboards e relatórios são a ponta do iceberg, que estão a mostra, porém na base do iceberg, que está sempre abaixo da linha d´água e não é visível existe todo um trabalho de análise, transformação, modelagem e governança de dados que são o alicerce para um projeto consistente capaz de produzir insights importantes para o negócio.
Podemos dividir então uma solução de BI entre a etapa de inteligência de dados, que é a parte submersa de nosso iceberg, e a etapa de visualização de dados, que é a ponta do iceberg, acima do nível do mar, que depende de sua base para se sustentar.
Se as empresas tiverem esse entendimento e apoio para a construção de um projeto sólido de Business Intelligence, o sucesso da empreitada é certo! Por isso um projeto de BI passa por uma mudança de mindset de toda organização. Esse mindset conciliado com modelos ágeis de gestão de projetos permite que a empresa construa sua área de inteligência de negócios de maneira consistente, iterativa e incremental, podendo já ter resultados