A importância dos gestores em tempos de Coronavírus
A importância dos gestores em tempos de Coronavírus
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as organizações deverão repensar seus processos e rotinas, pois grande parte das empresas está sendo obrigada a se adaptar a uma nova realidade, tendo os gestores, o papel fundamental de adotar as medidas adequadas para manter a equipe produtiva e comprometida com os resultados. Hoje, nesse cenário atípico, os gestores precisam ser bons analistas e ter excelente habilidade relacional, e se dar conta de que não estavam prontos para um desafio na proporção a qual o novo coronavírus assumiu e para todas as mudanças abruptas que foram feitas e ainda aquelas que estão por vir.
É importante que eles tenham clareza sobre a liderança que precisam exercer para serem os catalisadores das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus. Afinal, o resultado de todo trabalho de uma equipe reflete o modo como ela é liderada. O gestor hoje, é o elo entre o operacional e a alta administração de uma empresa, ele precisa ter uma visão sistêmica sobre o que é e o que não é factível de ser executado diante das ações pensadas e praticadas, além de se manter conectado com as necessidades do material humano.
Por outras palavras, um gestor em tempos de crise é um gestor de mudanças, e imaginar um processo de mudança fluído e sem problemas, não passa de um sonho inalcançável, por isso, com base em nossas análises em gestão de emergências, recomendamos a prática de sete ações indispensáveis para o combate das incertezas futuras provocadas pelo novo coronavírus.
Crie um comitê de urgência
Este comitê será responsável pela definição dos objetivos a serem atingidos, pela elaboração de um plano de emergência e tomada das decisões de caráter de urgência. Compartilhar mudanças que devam ocorrer o mais rapidamente possível reduz erros e define responsabilidades.
Classifique e mensure os riscos
Os riscos podem ser classificados em duas categorias, riscos internos e externos, os internos devem abranger o social, o financeiro e o tecnológico, e os externos, o macroeconômico, social, tecnológico e legal. Após definir todos os riscos, será necessário verificar a probabilidade de ocorrência e qual será o impacto. Para mensurar tais riscos, o gestor deve utilizar a classificação abaixo:
Probabilidade do risco ocorrer
- Raríssimo
- Raro
- Eventual
- Frequente
- Muito frequente.
Impacto do risco
- Perda muito baixa
- Perda baixa
- Perda média
- Perda alta
- Perda grave.
Feito isso, defina para cada risco a ação a ser tomada. Para tanto, é fundamental uma visão crítica e isenta, que entenda as necessidades e o que melhor se adequa a realidade da sua empresa.
Defina metas realistas
Trabalhar com metas realistas, específicas, mensuráveis, relevantes e temporais, torna a implementação mais prática.
Gerencie os riscos
Depois de saber exatamente quais são todos os riscos, tanto do ambiente interno quanto do externo, crie, acompanhe e gerencie os indicadores de desempenho, para avaliar os impactos em tempo de fazer as mudanças de rota quando for o caso. Lembre-se: quanto mais robusta for a avaliação de riscos, mais fácil será seu gerenciamento.
Estabeleça um processo positivo de comunicação
A comunicação é indispensável para coletar, transmitir, analisar informações e emitir avisos de riscos, bem como para otimizar a transparência, a credibilidade e a sinergia do ambiente de trabalho. Caso contrário, poderá gerar uma falta de engajamento e resistência às transformações, dificultando ainda mais o processo de implementação.
Cuide, oriente e monitore sua equipe
É fundamental que o gestor desenvolva estratégias de manutenção do bem-estar físico e mental dos funcionários e de orientação e monitoramento da rotina de cada um, para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo.
Utilize todo potencial da sua tecnologia
A tecnologia quando bem utilizada facilita todo o processo e garante uma implementação mais rápida e segura. Saber utilizar e gerenciar a tecnologia faz a diferença e impulsiona a empresa para a retomada pós Covid-19.
Os efeitos nefastos causados no ambiente empresarial pelo novo coronavírus, exigem dos gestores ações bastante específicas para que ocorra com eficiência o enfrentamento a crise ora instalada. E essas 7 medidas que recomendamos pode minimizar seus impactos. O momento de agir é agora.