A jornada da transformação digital
A jornada da transformação digital
Dando sequência ao meu artigo anterior, Desafios da Transformação Digital, gostaria de hoje explorar mais em detalhes a Jornada da Transformação Digital dentro das empresas e ajudar a entender como isso pode ser traçado de uma forma mais organizada e assertiva para todos.
Objetivos
O primeiro passo dessa jornada é definir os objetivos que a organização quer atingir com a Transformação Digital. Esses objetivos devem estar alinhados com o planejamento estratégico da empresa e ser de conhecimento de todas as áreas. Os objetivos da jornada de transformação digital devem preparar a empresa para competir na economia digital, trazer para os gestores uma nova forma de enxergar o negócio, promover melhorias nos processos operacionais da empresa, otimizar investimentos fomentando melhor a escolha da tecnologia para cada necessidade, implementar a cultura de tomadas de decisões a partir da análise de dados e incentivar a inovação com sustentabilidade.
Como podemos observar, os objetivos da transformação digital estão focados na inovação, na criatividade, em uma nova cultura e em um novo mindset, se utilizando dos recursos que a tecnologia disponibiliza através de suas ferramentas.
Maturidade
Algo muito importante na Jornada da Transformação Digital é entender o grau de maturidade da organização para essa jornada. De acordo com essa maturidade os objetivos e os caminhos a serem trilhados serão melhor dimensionados e tornará a jornada mais assertiva.
A maturidade deve ser medida sob diversas óticas e nem sempre reconhecer o nível dela é uma tarefa simples. Reconhecer deficiências pode ser um processo doloroso para algumas empresas ou áreas.
A primeira dimensão a ser avaliada na maturidade digital da organização é a estratégia. Uma empresa com alto alinhamento com o mundo digital tem como estratégia a consciência da mudança, aspirações ambiciosas e de longo prazo, mundo digital alinhado a estratégia de negócio, está centralizada no cliente, focada nas oportunidades de crescimento e com os seus roadmaps bem definidos.
A segunda visão que nos ajuda a medir a maturidade digital trata das capacidades da empresa. Essa maturidade é mensurada de acordo com a adoção do marketing e vendas digitais, enfoque na jornada do clientes, capacidade de gerar, processar dados e prover análises sobre eles, com modelos e plataformas tecnológicas definidas e foco na geração de valor.
O terceiro pilar da maturidade digital empresarial passa por aspectos da organização. Uma empresa que tenha bem definida sua estrutura organizacional, uma sinergia e colaboração entre as áreas de negócio e a tecnologia, programa de atração e retenção de talentos, proficiência em analytics e digital e um processo de governança e métricas definidas está mais próxima de uma maior maturidade digital.
Por fim, nossa quarta dimensão da maturidade avalia a cultura da empresa para o mundo digital. A organização com uma mentalidade ágil, disposta a testes e aprendizado, sem medo de errar, com perfil de experimentação, com forte colaboração interna e orientação externa e, principalmente, com a mentalidade baseada em dados, está mais preparada para a jornada de transformação digital.
Desafios
Uma vez que a empresa tenha sua maturidade e seus objetivos conhecidos é possível entender os principais desafios que essa jornada trará. Esses desafios irão variar conforme os objetivos e o grau de maturidade da cada organização, mas é fato que existem alguns pontos desafiadores que estarão presentes em maior ou menor grau em todas as jornadas. São elas:
- Mudança de cultura da empresa;
- Mudança do mindset da organização, principalmente no que diz respeito a aceitar a experimentação;
- Manter o foco na jornada do cliente em todas as áreas;
- Conscientizar toda a empresa sobre a mudança;
Tipos de Inovação
Para concluir nossa análise sobre a Jornada da Transformação Digital é importante que se tenha consciência do tipo de inovação que se quer atingir com a jornada (Ou os tipos, que podem ser diferentes para cada frente de projeto aberta no processo, ou conforme o momento da jornada em que a empresa se encontre).
A inovação pode ser do tipo incremental, que é aquela que causa, de maneira gradual e periódica, modificações em situações já consolidadas na empresa. Ela pode ser considerada como parte de um processo de melhoria contínua. Esse modelo de inovação é interessante para se iniciar a jornada e ganhar a confiança das áreas e ir estabelecendo a cultura digital na organização.
Outro tipo que pode ser adotado é a inovação disruptiva, que atinge e altera a base dos processos em que está sendo aplicada. Ela rompe com os princípios chave do modelo anterior e dá início ao um novo ciclo.
Como exemplo de inovação disruptiva temos o Spotify, Uber, Airbnb e Netflix, que são plataformas que vivem de música, transporte, hospedagem e cinema sem, necessariamente, serem detentoras do produto final entregue, mudando completamente a experiência do consumidor e o mercado como um todo.
Enfim, como sugestão às empresas que buscam implantar a transformação digital, eu sugiro que façam primeiramente o desenho dessa jornada. Conheça o grau de sua maturidade e suas dores, para ai então alinhar seus objetivos e traçar metas. Na dúvida, busque auxílio externo para acompanhar parte ou todo o processo. Isso poderá encurtar caminhos e tornar a jornada mais tranquila.