A velocidade na tomada de decisões
A velocidade na tomada de decisões
No cenário de hoje, a velocidade na tomada de decisões é uma competência cada vez mais exigida nas empresas, talvez, seja um ativo tão valioso quanto a sua própria marca. Afinal, são as decisões que têm o poder para mover as estratégias e promover o crescimento do negócio.
Mas há decisões que são complexas, com as quais não se tem familiaridade, em especial, aquelas chamadas de “grandes apostas”, em que não decidir no tempo certo pode ser tão ou mais perigoso do que fazer uma escolha errada. Nestes casos, decidir pode ser um verdadeiro sofrimento, um momento de angústia para muitos gestores e empreendedores.
O mais difícil no processo decisório, é entender, na situação colocada, qual é o enunciado correto do problema e em que velocidade ele precisa ser resolvido. A complexidade está aí, na percepção do problema correto. Portanto, é condição necessária para uma decisão assertiva que o decisor esteja capacitado para avaliar as alternativas e disposto a dedicar tempo e recursos para analisar o problema.
No artigo de hoje, indicaremos algumas estratégias que se levadas a efeitos podem reduzir as incertezas e aumentar a velocidade do processo de tomada de decisão.
Inicie o processo com a mente aberta – Vá além do problema
O princípio fundamental da tomada de decisão é simplesmente manter a mente aberta para enxergar além dos fatos, isso ajuda a criar um resultado melhor porque lhe tira da armadilha de acreditar que evidências e fatos vão de acordo com o que você pensa ou já sabe. Em decisões complexas que necessitam de respostas rápidas se deve colher opiniões e analisar os fatos sem julgamento, assim, fica mais fácil decidir de forma mais próxima ao que você deseja.
Identifique amplamente o problema
Tomar decisões envolve a identificação do problema, todos os ângulos e soluções precisam ser avaliados para enxergar a situação com clareza. E o primeiro passo é a coleta de dados, em seguida, eles devem ser agrupados obedecendo as seguintes etapas: coleta, manipulação para extrair informações estratégicas, depuração para expurgar informações irrelevante, e por fim, a análise.
Observe, que se trata de um processo linear, onde os dados geram informações, que geram informações aos decisores. Logo, todo o conhecimento, portanto, criou-se um ambiente para uma tomada de decisão ágil e mais assertiva.
Foque nas alternativas de resolução
Afaste o excesso de possibilidades a serem avaliadas. Procure analisar no máximo cinco opiniões diferentes, foque nas essenciais e avalie seus impactos e consequências. Essa é a hora de reunir elementos sobre as ações possíveis de serem colocadas em execução
Recorra a dados estatísticos sempre que o assunto assim recomendar
Existem situações em que o domínio estatístico é de extrema importância nas tomadas de decisões. Avaliar estudos básicos de probabilidade contribui para que as decisões não sejam exclusivamente determinadas por tendências cognitivas. Portanto, sempre que o assunto assim recomendar, recorra ao seu ERP, os ERPs de última geração estão cada vez mais sofisticados, eles viabilizam mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. E ainda, abrem lacunas para que os decisores e gestores, com novas visões, busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.
Faça um planejamento antes de decidir
O planejamento funciona como uma bússola para guiá-lo para mais perto dos objetivos fixados, e ainda, possibilita antever consequências oriundas da tomada de decisão. Por isso, ele é crucial para minimizar a margem de erros.
Trabalhe o seu emocional para lidar com o inesperado
Nenhum planejamento é exímio, portanto, não garante que tudo acontecerá conforme planejado. Por maior que seja o seu poder de decisão, existem variáveis que não estão no seu controle, por isso, sempre haverá correção de rota a se fazer. E ter um forte equilíbrio emocional, é condição necessária para todo decisor que pretender administrar com eficiência e eficácia situação de ponto fora da curva.
Execute a sua decisão
Depois de ter seguido todos esses processos, não tenho dúvidas de que você já tem um olhar crítico e analítico da situação, e da sua coerência aplicada à tomada de decisão, agora, coloque sua ideia em prática, avalie constantemente os resultados da decisão tomada, e se os resultados não forem os esperados, repense a decisão e ajuste a rota.
Acelerar a tomada de decisão partindo de processos sólidos e confiáveis, é cada vez mais necessário e urgente para definir o futuro das empresas.