Análise de dados – centro das estratégias dos negócios
Análise de dados – centro das estratégias dos negócios
Diante de toda a situação que a COVID-19 está causando aos negócios no Brasil e no mundo, os dados no contexto da resposta a essa pandemia são um dos principais ativos de uma empresa para auxiliá-la a atravessar esse período sem muitas sequelas. Eles são elementos chave para estruturar processos de decisão no ambiente de resultados e na dinâmica dos negócios e quando correlacionados a tecnologias de ponta serão fundamentais para elevar sua empresa a um patamar eficiente de combate a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.
Durante a crise, a pressão pela tomada da decisão certa em tempo hábil exige a rápida mobilização da empresa, e nessa hora, a análise de dados possibilita que se tenha uma visão global da organização, os dados são a porta de entrada de todos os processos empresariais e as decisões mais assertivas estão totalmente ligadas aos dados que uma empresa é capaz de captar e gerenciar. Eles fornecem subsídios para que se transformem em informações capazes de identificar o que de fato pode estar interferindo em seus negócios e auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados. Como por exemplo: tendências a dimensão dos problemas existentes, os riscos internos e externos, dentre outros. As análises e estudos de dados são cruciais para a adoção de modelos de gestão mais eficientes, essa é uma afirmação cada vez mais coerente no mundo corporativo.
Uma boa análise de dados é uma forma assertiva de ajustar e otimizar os planejamentos da empresa, através dela é possível conhecer melhor a situação geral do negócio ou uma problemática em questão e desenvolver estratégias mais pragmáticas e estruturadas, e ainda, seguras para tomada de decisão. Quando uma empresa é detentora de um banco de dados atualizado, ela está apta a proceder análises consistentes para alterar sempre que for o caso, estratégias e métodos de maneira ágil para alinhá-las com as necessidades impostas em tempos de crise.
O mundo corporativo passa por grandes transformações e profundas alterações no que se refere a maneira de gerenciar os negócios, vivemos em tempos de incertezas e não há espaço para as empresas caminharem sem objetivos definidos de forma clara, sendo assim, a análise de dados representa o estudo de aspectos inerentes à atuação do empreendimento como fonte geradora de soluções , também como meio de preparar a organização para um novo limiar que desponta a era da visão e ação estratégica. Dessa forma, desenvolver um banco de dados, atualizá-lo constantemente e transformá-lo em inteligência e insights acionáveis é a melhor maneira de estabelecer procedimentos rigorosos para a identificação e a mensuração de riscos, bem como para a definição de medidas adequadas em resposta a eles, e ainda, para transformar a incerteza em relação a eventos negativos em oportunidades.
Quando a questão envolve a manipulação e a transformação de dados brutos em inteligência e insights para tomada de decisão, a tecnologia assume um papel fundamental, ela é imprescindível para que funcione com eficiência toda a operação. Nesse contexto, é necessário adotar uma ferramenta que seja capaz de lidar com um grande volume de registros e contextualizar o histórico de informações alinhado com uma estratégia de gestão exequível. Uma boa alternativa que recomendamos, são os dashboards intuitivos, eles produzem relatórios e indicadores em tempo real sem a necessidade de se contratar um especialista da área, também são detentores de uma boa relação custo-benefício.
O mercado está se movimentando de maneira cada vez mais rápida e tornando cada dia mais competitivo, portanto, saber usar as informações captadas pela análise de dados como insumos determinantes para a eficiência e a longevidade dos negócios, ajuda a empresa ser mais assertiva na tomada de decisão e a reagir com rapidez e eficácia para alcançar destaque entre os concorrentes. Afinal, administrar uma empresa em tempos de pandemia requer uma boa dose de estratégia e estruturação.