Atendimento ao cliente – uma necessidade imperiosa
Atendimento ao cliente – uma necessidade imperiosa
No mundo corporativo, um bom atendimento é essencial para o sucesso do negócio, independentemente de sua marca ter o melhor produto ou serviço do mercado. A empresa que desejar ter uma cultura de serviço que realmente funcione, deve incorporar o serviço de atendimento ao cliente ao quadro de suas estratégias e concentrar seus esforços para realizar um atendimento que gere encantamento. Afinal, é a satisfação do cliente que promove sua fidelização. E ele é o principal responsável pelo faturamento da empresa. E justamente por isso, enxergá-lo como a prioridade principal do seu negócio é muito importante para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.
Um atendimento inadequado, pode ser um indutor à reflexão contrária do que sua empresa realmente é. Os agentes prestadores de serviços precisam ter reflexos positivos sobre o efeito contágio de um mau atendimento, pois quando o atendimento ao cliente é ruim, a qualidade do produto ou serviço tem pouca importância. Basta uma experiência negativa, para que o cliente dissemine em larga escala sua insatisfação, trazendo a sua marca em algum momento, um preço caro a pagar.
Nosso propósito neste artigo, é o de provocar uma reflexão, do quanto o atendimento ao cliente com qualidade, segurança e agilidade é importante na atual conjuntura econômica para assegurar a estabilidade e continuidade de uma empresa. Talvez possa ser daqui em diante, o seu maior diferencial. Principalmente, se levarmos em conta de que uma nova cultura de consumo consciente em função da pandemia, já é uma realidade. Os consumidores irão comprar menos por impulso e pensar mais no que vão gastar. Dentro disso, as empresas que tiverem atitudes conscientes do quanto é estratégico o serviço de atendimento ao cliente, estarão mais preparadas para antever riscos e enfrentar as adversidades.
Um adequado atendimento ao cliente, está diretamente relacionado ao conhecimento que tem os agentes prestadores desse serviço, da missão, visão e valores da empresa, e de seus processos internos existentes. A ausência desse entendimento, contribuirá em muito, para que a equipe promova um atendimento mecanizado e desqualificado, levando a um resultado ruim quanto a satisfação do cliente, e cliente insatisfeito, pode denegrir a imagem da empresa, e ainda, se esse processo de atendimento perdurar por muito tempo, ela poderá ter suas portas fechadas.