Big Data: competências essenciais
Big Data: competências essenciais
O uso de Big Data nas empresas está crescendo a cada dia na medida em que elas se tornam conscientes dos benefícios da coleta de dados e de sua análise. O resultado deste trabalho pode influir diretamente sobre a rentabilidade das organizações.
Cada vez mais as corporações tem investido nesse tipo de recurso, quer em sistemas, quer em profissionais especializados no segmento para obter melhores resultados explorando tanto os dados internos quanto os obtidos externamente. O que é muito comum de se perceber é que, devido a falta de conhecimento no assunto, os investimentos são mal direcionados, trazendo frustrações a médio e longo prazo.
Mas enfim, quais são as características básicas necessárias na escolha de um fornecedor, profissional ou sistema quando o assunto é Big Data?
Destacamos aqui seis competências que julgamos ser essenciais na hora de decidir o investimento.
Capacidade Analítica
A habilidade mais óbvia que é necessária em um recurso voltado a Big Data é a capacidade analítica. Ele deverá ser ser capaz de dar sentido ao grande volume de dados que a estratégia de coleta de dados acumula. Envolve também a capacidade de determinar quais dados são relevantes para a pergunta que está esperando para ser respondida, e a interpretação dos dados, a fim de obter essas respostas.
Também é necessário ter ferramental para identificar padrões, e estabelecer ligações entre causa e efeito em seguida. Essas habilidades serão inestimáveis, principalmente se o recurso está responsável por transformar dados de uma empresa em planos viáveis de operação ou condução de implementações estratégicas.
Criatividade
Não há regras rígidas e rápidas sobre para o que uma empresa deve usar Big Data. É uma ciência emergente, significando que a capacidade de chegar a novos métodos de coleta, interpretação, análise e – finalmente – LUCRO – com uma estratégia de dados, é uma habilidade muito valiosa.
Os recursos aplicados em Big Data devem ter a capacidade de surgir com novos métodos de aplicação de análise de dados de formas inovadoras. Muitas vezes eles vão ser a solução de problemas que as empresas nem sequer sabem que têm – como, por exemplo, suas percepções em destacar gargalos ou ineficiências nos processos de produção, de comercialização ou de entrega. Em particular, a criatividade é importante para dar sentido a dados não estruturados – dados que não se encaixam confortavelmente em tabelas e gráficos, tais como a fala humana e da escrita.
Matemática e Estatística
Apesar da crescente quantidade de dados não estruturados a ser incorporada em estratégias de dados, grande parte da informação que está sendo colhida, armazenada e tratada para análise, ainda assume a forma de números.
E mesmo quando se lida exclusivamente com dados não estruturados, o objetivo do exercício é muitas vezes para reduzir a elementos que possam ser quantificados os dados de emails, mensagens de meios em mídia social, etc., para que conclusões definitivas possam ser extraídas. Isso significa que capacidade matemática e estatística é uma característica necessária para a implementação do Big Data nas empresas.
Profissionais de TI
Os computadores são os burros de carga por trás de cada estratégia de Big Data, e bons profissionais de TI são necessários para chegar a algoritmos que processam dados em insights. Esta é uma categoria muito ampla, que abrange toda uma série de áreas distintas, tais como aprendizagem de máquina, bancos de dados ou computação em nuvem, que serão grandes adições ao arsenal de qualquer projeto de Big Data.
Conhecimento da área de negócios
Uma compreensão dos objetivos do negócio e os processos que impulsionam o crescimento do lucro também são também essenciais. A ideia de que uma empresa vai investir em um recurso com grande capacidade técnica e sem conhecimento do negócio, ficando esse dedicado exclusivamente para trabalhar com os dados que ele receberá é perigosa e errada. Ele deve ter um forte alinhamento como os objetivos de negócio da empresa, bem como a compreensão dos indicadores que permitam saber se está tudo indo na direção certa.
Capacidade de comunicação
Uma parte essencial de um conjunto de habilidades do recurso, seja ele um fornecedor, um profissional ou até mesmo um sistema, é a capacidade de comunicar os resultados da análise para que os principais tomadores de decisão sejam capazes de compreender rapidamente as ideias e implementar ações.
Isto também inclui as características adicionais de visualização e comunicação de dados de forma mais eficaz. É necessário ter competências analíticas, ser capaz de tornar as descobertas compreensíveis e demonstrar como elas vão ajudar a melhorar o desempenho e impulsionar para o sucesso. As conclusões serão de pouca utilidade para qualquer negócio se não forem comunicadas de forma objetiva e concisa.