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Como evitar erros de gestão

Published by Ralph Barcelos on 08/09/202008/09/2020

Como evitar erros de gestão

Gerir uma empresa é uma jornada repleta de contratempos, fazer uma empresa crescer traz ao empreendedor inúmeros desafios e se a empresa não cresce, está diminuindo de tamanho, está literalmente morrendo aos poucos. O número de empresas que fecham as portas no Brasil chega a ser alarmante e sabemos que não há uma única razão capaz de explicar tantas derrocadas. No entanto, sabemos também, que os erros de gestão encabeçam a lista dessas estatísticas negativas.

Pensando nisso, listamos abaixo, alguns erros de gestão a serem evitados no dia a dia da sua empresa.

  • Não pesquisar a concorrência

A falta de acompanhamento das ações da concorrência é um grande erro, é necessário estar atento as suas táticas de atração, principalmente, as de preço, de portfólio de produtos , serviços e ainda, o quanto isso agrega para ela.

  • Falta de foco nas necessidades do seu cliente

Muitas vezes a empresa tem um produto ou serviço tecnicamente de alta qualidade, mas que não alcança todas as expectativas do cliente, não resolve suas dores por completo. Sendo assim, será muito difícil mantê-lo fiel à sua marca. As empresas precisam estabelecer uma relação forte com seus clientes de forma com que percebam seu fornecedor comprometido na solução das suas dores, do contrário, todo o esforço para fidelizar o cliente pode ir por água abaixo. Cometer esse tipo de erro é arriscado demais para as organizações. Em especial, numa economia como a nossa onde as mudanças nas relações globais têm mudado a cada instante.

  • Falta de estratégia de relacionamento com o cliente    

A criação e a manutenção de relacionamentos duradouros com os clientes é o melhor caminho para aumentar as vendas e sustentar uma organização. Os consumidores e usuários satisfeitos repetirão a compra e, além disso, recomendarão os produtos e os serviços da empresa a outras pessoas. O aconselhável é que as empresas se casem com seus clientes e, além disso, os façam perceber um ‘valor único’ no produto ou serviço oferecido, algo que o diferencie dos demais.  “O valor está nos olhos do consumidor”.

O relacionamento com o cliente quando sustentado por estratégias eficazes proporciona muitas vantagens, mas a maior talvez seja o fato de criar um alto custo de troca (de fornecedor) para o cliente. Parte desse custo é gerado pelo próprio relacionamento, porque, em seu curso, o cliente oferece à empresa muita informação sobre si mesmo. Se por qualquer motivo, decidir deixá-la para passar a comprar de outra empresa, deverá iniciar do zero o processo de fazê-la conhecer quem ele é e o que quer.

Outra forma de analisar o custo dessa mudança de fornecedor está relacionada à perda de determinados benefícios. Os programas de viajantes frequentes das companhias aéreas são um bom exemplo. Se você viajar por outra companhia deixa de acumular milhas e perde a possibilidade de ganhar viagens gratuitas. Programas desse tipo, entre outros, são mecanismos para estabelecer parcerias com os clientes e conquistar sua lealdade.

Hoje as empresas estão preocupadas em encontrar meios de “se casar” com o cliente e aumentar esse custo de troca, o que implica criar valor para fazer com que as pessoas se disponham a pagar mais e continuem sendo clientes por mais tempo. De certa forma, esse casamento é muito mais do que uma estratégia de vendas: é uma estratégia organizacional.

As empresas bem sucedidas desenvolvem três estratégias básicas. Uma é a chamada “excelência operacional”: a companhia procura tornar-se o fornecedor de custo mais baixo.

A segunda estratégia diz respeito à “liderança nos produtos”. Lançam-se constantemente produtos, serviços novos e diferentes. A terceira estratégia é “a intimidade com o cliente”, cujo principal objetivo é estabelecer uma relação forte e única, a empresa deve fazer esforços em todas essas direções e, se pretende ser a número um, precisa destacar-se em pelo menos uma delas e ser boa nas outras duas. Sendo assim, para que se consiga realizar uma gestão de sucesso, é fundamental que a empresa evite ao máximo cometer o erro de não estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes.

  • Ausência de sentido de urgência

Em um mercado impulsionado pelo cliente, a necessidade de fazer as coisas de imediato é de importância mais do que fundamental para ganhar e manter as conquistas. Espere até amanhã para submeter a sua proposta e um concorrente voraz porá o pé na porta antes de você. Saia às 17h30 em vez de ficar até mais tarde para resolver o problema do cliente, e este poderá mudar de mãos logo a seguir.

As empresas líderes de mercado sabem disso. Não é à toa que elas constantemente transmitem um sentido de urgência a seus colaboradores. Todos compreendem a importância da urgência, porém poucas empresas realmente têm esse sentido “introjetado”, a urgência é quase como uma divisão continental que separa as grandes organizações dos meros concorrentes. Colocar o pé na porta do cliente é um grande passo para o fechamento do negócio. Então, antes que uma proposta fique pronta, vá até o cliente e demonstre sua preocupação em conhecer mais as suas necessidades. Não peque por falta de senso de urgência, esse erro pode custar muito caro.

  • Administração inadequada das finanças

Essa é uma parte algumas vezes mal compreendida pela empresa, mas fundamental para o sucesso organizacional. Pois quando uma empresa fecha as suas portas, quase sempre a culpa é do caixa, ou da falta dele. Por isso, é mais do que necessário, é obrigatório, estabelecer um sistema de controle financeiro que coíba a criação de controles baseados no identifica corrige, que certamente não atingem seus objetivos, e que entenda todos os processos de finanças existentes, de modo a controlar os riscos, conduzir às suas causas e sinalizar as oportunidades. E isso se faz, através de um sistema de gestão financeira fundamentado em relatórios gerenciais que possam ampliar a visão crítica da empresa, fornecer parâmetros e indicadores de desempenho e propiciar um ambiente adequado a administrar mudanças, inclusive as mudanças tecnológicas de mercado e de atitude.

  • Negligenciar o garimpo de dados

Garimpar dados é ter um olhar voltado para os pontos que são críticos de um negócio, é um dos processos mais importantes dentro de uma empresa que quer prosperar. Por meio deles, é possível prever riscos futuros, averiguar tendências e mapear processos de forma ampla, como ponto de apoio para tomada de decisão. Gerir um negócio sem ter um olhar atento no garimpo de dados é um erro grave. Uma empresa que segue uma cultura de dados e utiliza a tecnologia como ponto apoio em seus processos decisórios, certamente tomará decisões mais acertadas.

  • Deixar de investir em marketing

Deixar de investir em marketing é deixar a empresa invisível aos olhos do consumidor. Esse é um erro que ao longo do tempo reduz sensivelmente sua capacidade de se manter no mercado. Não basta apenas ter bons produtos e serviços para alcançar posição de destaque, é preciso divulgá-los para que eles estejam com frequência no radar do consumidor. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Estabelecer estratégias de marketing para marcar presença no mercado é tão importante quanto ter bons produtos e serviços. O grande problema, é que muitas pessoas e empresas ainda não dão o devido valor a essa ferramenta tão importante para alavancar negócios.

Inúmeras empresas não sentem, de imediato, os erros de gestão, mas seu futuro estará condenado se não eles não forem reparados em tempo hábil.

Categories: Institucional
Tags: ClienteEmpresasErros de GestãoFuturo

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