É hora do mundo empresarial se reinventar
É hora do mundo empresarial se reinventar
Diante das profundas mudanças que vem ocorrendo no Brasil e no mundo devido a pandemia do coronavírus e ainda aquelas sinalizadas pela crise econômica e política ora instalada em nosso País que estão por vir, apontam tanto na esfera empresarial quanto no pessoal para desafios e complexidades jamais experimentados. E não há dúvida que é hora de se reinventar, quem se adaptar mais rápido terá mais chances de sobreviver à crise.
Em um cenário de incertezas, como o atual, estratégias bem desenhadas de forma a propiciar uma cultura de inovação adequada para a sustentação e o crescimento de uma empresa é fundamental. E esse cenário implica em uma postura voltada para a sociedade, para a sustentabilidade econômica e para uma visão de longo prazo. Para isso, é necessário um novo modelo estratégico de gestão que vise se adequar as mudanças e que busque uma diferenciação no mercado.
Para contribuir com esse processo de se reinventar, listo aqui para sua reflexão quatro etapas:
Reavalie seus processos de negócio
Uma empresa é um organismo econômico composto por vários processos de negócio, que de acordo com as características que apresentam eles são classificados em três grupos:
- Processos Primários
- Processos de Suporte
- Processos de Gestão
Entender cada um desses grupos e tê-los bem definidos e estruturados em uma empresa é ter uma visão global da organização para identificar seus pontos fortes, seus pontos fracos e ter a possibilidade de promover melhorias e de melhor aproveitar as oportunidades.
Reavalie esses processos e veja se eles estão alinhados de forma ágil a cumprir os objetivos estratégicos da empresa. Caso não estejam, ainda há tempo, deixar para depois pode ser tarde, e com certeza a organização não irá entregar valor aos seus clientes.
Tecnologia – protagonista principal no combate a crise
A tecnologia nunca foi tão importante como agora, ela se mostrou uma protagonista fundamental no combate a crise e em situações emergenciais. As organizações que entenderam os benefícios que a automação traz investiram de maneira sábia para capturar esses benefícios e estão mais aparelhadas para garantir os melhores resultados e tentar suprir todo o prejuízo que foi causado nos últimos meses. Mas ainda vemos empresas que pararam no tempo. A tecnologia se bem aplicada pode ser o diferencial de ações para um melhor desempenho das empresas e ajudá-las a sair da crise mais fortalecidas.
Avalie a situação de seus prestadores de serviços
A avaliação dos prestadores de serviços é uma etapa fundamental para qualquer empresa. Afinal, as duas empresas dependerão uma da outra para um bom funcionamento. Tenho visto várias empresas preocupadas somente com o custo dos serviços e ignorando a qualidade e a continuidade da prestação de serviços de modo a atender o seu direcionamento estratégico. O momento requer que se conheça profundamente se o seu prestador de serviço quanto a ele estar preparado para enfrentar a crise atual, portanto, procure saber quais são os seus planos para manter sua atividade funcionando em meio as atuais e graves adversidades. Pois um único fornecedor pode ser um grande problema para o seu negócio.
Crie a cultura de valorização dos funcionários
Uma das missões mais significativas e mais desafiadoras das empresas é a de fazer com que seus funcionários se mantenham motivados e dispostos a melhorar suas performances de modo constante. E em tempos de crise essa missão se torna ainda mais desafiadora. Conscientiza-los que juntos, funcionários e empresa, conseguirão superar a crise, será tarefa quase impossível se não houver na empresa uma cultura de valorização do funcionário que se faça sentir por todos os colaboradores.
Uma da formas que têm se mostrado eficiente para a criação de uma cultura de valorização do funcionário parte da conversa com cada colaborador para entender quais são os objetivos de carreira e a partir daí criar um planejamento com ações a curto, médio e longo prazo, de forma a traçar caminhos para que todos atinjam esses objetivos alinhados aos interesses e expectativas da organização. E seja qual for o plano traçado ele não pode deixar de contemplar três fatores: o investimento na capacitação do time, o plano de carreira e ações que demonstrem com clareza o quanto eles são importantes para a empresa. Essas três condicionantes impactam positivamente no negócio, aumentando o engajamento e comprometimento do funcionário, e por consequência, aumenta a competitividade da empresa perante o mercado.
Lembre-se de que os funcionário são os ativos mais rentáveis de uma empresa. A empresa que não reconhecer o valor desse ativo correrá o risco de sacrificar o crescimento do seu negócio.
Reveja se sua empresa está em condições de atravessar essa crise protegendo suas principais bases estratégicas sem ferir a reputação da marca. Em caso dúvida, considere a possibilidade de consultar um especialista nesse assunto.