Gestão avançada nas administradoras de benefícios – como alcançar níveis avançados de gestão com o ERP
Gestão avançada nas administradoras de benefícios – como alcançar níveis avançados de gestão com o ERP
É de conhecimento do mundo corporativo que o ERP sempre vai auxiliar as pessoas a fazer a melhor gestão dos seus negócios, essa é a sua natureza, afinal, é para isso que ele e destina. Porém, em um cenário de incertezas e altamente competitivo como o atual é necessário pensar em evoluir junto com ERP.
Os ERPs necessitam evoluir, mas as organizações também. Não basta apenas o ERP oferecer informações e resultados de um mês fechado, de um fato consumado, isso é sem dúvida ineficaz para levar as empresas a patamares avançados de gestão.
É de pouca serventia receber no dia dez de um determinado mês, por exemplo, o resultado do desempenho do seu negócio referente ao mês anterior, porque você não tem capacidade de gestão sobre o pretérito.
Para se alcançar uma gestão avançada com o auxílio do ERP, ele precisa informar o que está ocorrendo na sua empresa de modo instantâneo, em tempo real, e de acordo com diretrizes pré-determinadas que dizem respeito aquilo que a organização quer no aspecto mais abrangente.
Vamos imaginar que a empresa decida que quer crescer suas vendas esse ano em trinta por cento, isso tem que ser estendido em diversos planos e em diversas métricas de desempenho para que cada colaborador envolvido cumpra a sua incumbência na execução daquele plano. Nesse caso, qual o papel do ERP? Ele necessariamente precisa auxiliar a empresa naquilo que os especialistas em gestão avançada chamam de disciplina da execução.
Quando um profissional vai executar uma tarefa, realizar uma função ou criar uma negociação, ele precisa saber em tempo real e de maneira disciplinar, qual será o impacto das suas ações no negócio como um todo.
Digamos hipoteticamente, que um determinado profissional esteja abaixo da métrica estabelecida, ele tem que saber o quão perto ou quão longe está de alcançar o seu objetivo, em tempo hábil de fazer as devidas correções de rumo se for o caso. Esse é o princípio básico da gestão avançada, informação clara e disponível em tempo real.
Algumas empresas possuem televisores espalhados pelos departamentos mostrando quais são as métricas de cada pessoa e como cada uma precisa chegar ao rendimento necessário para alcançar o resultado projetado. Desse modo, as reuniões mensais de acompanhamento do planejamento estratégico terão foco no plano de ação para o próximo período e não para fazer uma avaliação dos problemas do passado que não dá mais para ser solucionado.
No mundo empresarial contemporâneo, cada vez mais as questões de crescimento e até mesmo de sobrevivência, precisam ser resolvidas na sua origem e no momento certo. Portanto, é muito conveniente as empresas pensaram em níveis avançados de gestão e contarem com bons ERPs nessa desafiadora empreitada.
Apesar de ser uma realidade na maior parte das grandes empresas, a gestão avançada ainda está muito longe em muitas outras.
Para alcançar níveis avançados de gestão as empresas precisam estabelecer uma diretriz clara, estendida em métricas precisas, pelas quais, se pode elaborar planos de ação para alcançar resultados propostos e resolver problemas. No entanto, essa não é uma tarefa fácil, mas possível de ser realizada quando se pode contar com um ERP bem estruturado.
Então, que tal aprofundar seus conhecimentos e conhecer minuciosamente este assunto? Sugiro que comece hoje mesmo. Até o próximo artigo.