Gestão de painéis com indicadores
Gestão de painéis com indicadores
Os conceitos de Business Intelligence estão cada vez mais incorporados no dia a dia das corporações. Até mesmo as médias e pequenas empresas começam a deixar de lado a gestão por meio de relatórios e passam a usar sistemas de BI para auxiliar na tomada de decisões.
Isso se deve a alguns fatores que tornam essa tecnologia mais interessante e acessível. O primeiro fator está na questão do custo dessas ferramentas. Se antigamente o investimento nessas soluções era muito alto, envolvendo não só a aquisição de softwares especializados, mas também a preparação da infraestrutura da empresa, com servidores potentes e bancos de dados construídos especificamente para esse fim com um licenciamento bastante alto, hoje em dia essa realidade mudou. Atualmente as empresas têm comercializado sistemas de informação na modalidade SaaS (Software as a Service), onde ao invés de se pagar pela aquisição e implantação da ferramenta simplesmente é feita uma assinatura do serviço. Isso acaba barateando toda a cadeia de investimento, pois não só o software fica mais barato como também o custo com hardware e banco de dados, que passam a operar em nuvem.
O segundo ponto relevante para a mudança no perfil de gestão das empresas, no que tange a forma de analisar as informações, é a velocidade. Muitas vezes a gestão por relatórios é limitante ou quando se chega ao dado desejado a informação já está defasada. Com sistemas que permitem a visão multidimensional da informação, a análise pode acontecer até mesmo em real-time permitindo ao gestor ações imediatas na condução de seus negócios.
Agora o momento é de dar um passo além nessa forma de administrar. Se com o BI já se pode ter os dados de maneira mais rápida e precisa para tomar decisões, muitas vezes essa facilidade pode tornar-se um empecilho devido ao grande volume de informações disponibilizadas. É nesse ponto que novas tecnologias e conceitos chegam para melhorar ainda mais o dia a dia dos executivos.
Com sistemas de dashboards, painéis gerenciais desenhados especificamente para cada segmento do negócio, é possível concentrar somente as informações realmente importantes ao assunto em questão. Aliado às técnicas de balanced scoredcard, é possível ainda dar a esses painéis uma inteligência capaz de gerar alertas sempre que um indicador fugir de um padrão predeterminado pelo gestor do negócio.
Mas engana-se quem pensa que a simples adoção de um sistema desses é o suficiente para o sucesso do projeto de implantação dessas tecnologias. É preciso um alinhamento fino com os gestores do negócio para entender os objetivos desejados e identificar os indicadores corretos para cada empresa.