Gestão Orientada a Dados
Gestão Orientada a Dados
Não importa a área de atuação ou tamanho de sua empresa, ela sempre terá a necessidade de usar dados para a tomada de decisões. Esse é o único meio de garantir que toda a informação obtida em todas as etapas da cadeia produtiva de seu negócio seja considerada nessa análise.
E baseada nessa premissa que entra a cultura Data Driven, que faz com que todos os colaboradores da organização sejam orientados a trabalhar somente sobre informações precisas.
Com essa cultura implantada, as empresas buscam deixar de lado a intuição na hora de tomar decisões, evitando assim erros que são comuns nesses casos, prejudicando bastante a organização por basear-se em visões pessoais e limitantes, não levando em conta todo o cenário que deve ser contemplado.
A adoção de uma cultura orientada a dados, além da diminuição dos erros na tomada de decisões estratégicas, também irá propiciar a redução de custos, pois irá otimizar a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis e terá menos desperdício com experimentação em estratégias que não sejam apoiadas nos dados empresariais.
Outro ponto que a gestão Data Driven favorece é a capacidade de predição da organização. Identificar padrões e comportamentos por meio dos números é uma excelente forma de guiar o seu planejamento estratégico, além de facilitar a avaliação se as metas traçadas estão sendo atingidas.
A otimização de processos também acontece naturalmente ao se adotar a gestão baseada em dados. Como toda organização será guiada pelos mesmos dados, todos os setores trabalharão em prol da melhoria desses indicadores, trazendo mais unicidade para a organização.
Mas como implantar a cultura data driven na organização?
Como qualquer mudança de cultura, essa também deve começar pelas pessoas. Não adianta ter a melhor estratégia se os seus colaboradores não estiverem alinhados com ela e apoiando a sua implantação. Como disse certa vez Peter Drucker, “A cultura come a estratégia no café da manhã!”, ou seja, é importante alinhar com todos seus colaboradores como será esse modelo de gestão que será implantado, explicar como cada um é importante nesse processo e engajá-los nesse novo momento.
O segundo passo é definir bem quais são os objetivos da empresa nessa mudança de cultura. Trace metas que deseja alcançar e acompanhe sempre se está caminhando em direção a elas. Iniciar esse processo sem um objetivo claro poderá retardá-lo e fazer o time perder o foco e, consequentemente, o engajamento. A cada meta alcançada defina novas e siga buscando-as, em um ciclo de melhoria contínua.
Por fim, instrumentalize a empresa para alicerçar essa mudança. É preciso saber classificar e qualificar os dados a serem analisados, escolher a melhor forma de organizá-los e acessá-los, além de escolher as ferramentas certas a serem usadas em cada situação. Contar com apoio especializado nesse processo, quer por meio de uma equipe interna ou de consultorias, ajuda a reduzir o custo e o tempo de implantação da cultura Data Driven.