Governança corporativa
Governança corporativa
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
Como foco nesses conceitos, a Agência Nacional de Saúde (ANS), por meio da RN 443, dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde.
A adoção dessas práticas, que aproximam sócios e diretores da operação, e os responsabilizam nominalmente por processos e ações de acompanhamento dos resultados da operadora, permitirá que a empresa se beneficie dessa adoção no ponto de vista financeiro, pois com esses controles comprovados, poderão haver benefícios no tocante aos valores necessários para garantir a margem de solvência da operadora, conforme o modelo a ser adotado.
Além do benefício financeiro, em tempos de aquisições e movimento desse mercado por parte dos grandes players, normalmente com operações na bolsa de valores e muitas vezes com capital estrangeiro envolvido, empresas que tiverem esses processos implantados com certeza serão mais bem avaliadas em um processo de due diligence de riscos.
A resolução normativa estabelece que o envio anual do Relatório de Procedimentos Previamente Acordados (PPA) é facultativo até 2022, porém analisando os benefícios que podem ser alcançados e a complexidade da implantação de uma governança corporativa, com definição de políticas, indicadores e construção de uma cultura de processos, é altamente indicado que as operadoras já iniciem os trabalhos o quanto antes para chegar no prazo final com o conceito arraigado em sua gestão.