Indicadores de saúde suplementar
Indicadores de saúde suplementar
Muito se fala sobre indicadores na saúde suplementar. A própria Agência Nacional de Saúde se vale desse recurso como ferramenta de avaliação dos planos de saúde.
As operadoras de saúde estão cada vez mais atentas em melhorar os seus resultados para atingir melhores notas no IDSS (Índice de Desempenho em Saúde Suplementar), o principal indicador da ANS que classifica as empresas de acordo com o seu desenvolvimento.
A questão principal que queremos abordar aqui, entretanto, nada tem a ver com os indicadores obrigatórios da ANS, mas sim como as operadoras se valem de indicadores para gerir seus negócios e maximizar sua rentabilidade.
Ter atenção aos dados referentes ao custo sempre foi uma prática bastante comum dos gestores, porém cada vez mais a administração de operadoras precisa também conhecer o perfil de suas operações a partir de indicadores de utilização, comportamento da carteira, riscos, impacto, propensão e fidelização. Esses índices são essenciais para uma gestão proativa e resolutiva.
Para um resultado mais preciso é necessário conhecer os dados históricos da operadora. Com eles é possível identificar desvios a partir dos indicadores e estabelecer métricas a serem aplicadas com recursos de Balanced Scoredcard no monitoramento estratégico do negócio.
Ferramentas de dashboard tornam-se excelentes parceiros no acompanhamento em tempo real dos indicadores atrelados aos sistemas de gestão da operadora.
A Cibernet Solutions oferece diversas soluções para a gestão de negócios em saúde e cada vez mais vem agregando novos produtos a seu portfólio. Fique atento as novidades no nosso site cibernetsolutions.com.br.