IT Business Partner: A TI mais próxima da área de negócios
IT Business Partner: A TI mais próxima da área de negócios
Até pouco tempo, a TI era vista como uma área de suporte e sustentação, atuando de maneira reativa às mudanças ocorridas no contexto de negócios. O linguajar técnico da TI e o fato de trabalhar com metas e objetivos que não estavam alinhados com o core business da empresa, sempre colocou a área distante dos demais setores das organizações.
Um dos grandes desafios para as áreas de TI no contexto atual é ser vista como um parceiro estratégico, participando ativamente do planejamento nas organizações, juntamente com os demais setores.
Nos últimos anos, em muito impulsionado pelas mudanças que o mundo sofreu ante a epidemia de Covid, os líderes de TI passaram a atuar mais fortemente no desenvolvimento de estratégias para os negócios, dedicando boa parte de seu tempo nessa atividade, com foco na inovação e transformação digital dos negócios das organizações. Essa necessidade das empresas também contribuiu para aumentar a confiança na TI como elemento essencial para traçar o futuro dos negócios.
Sempre que a TI atua como parceira do negócio e não somente como fornecedora de serviços ou consultora de tecnologia, os benefícios para a organização são incomensuráveis. Essa colaboração aproxima a TI das demais áreas da empresa, trazendo a tecnologia como motor propulsor das estratégias, permitindo escalar rapidamente as ações e os resultados, imprimir maior eficiência nos processos e implantar uma cultura organizacional mais saudável, com foco na inovação.
O termo parceria significa um relacionamento com interesses mútuos. Apesar de parecer óbvia a definição, é importante provocar a reflexão sobre os interesses da área de TI e as áreas de negócio da empresa, de forma que seus papéis sejam complementares e que devem buscar como um único time alcançar os objetivos.
Dentro desse cenário, o papel do IT Business Partner é o ser o elo entre a TI e as unidades de negócio. Dessa forma ele atua no desenvolvimento de um roadmap de iniciativas que consolide objetivos e metas dessas unidades e investimentos em tecnologias.
Estreitar a distância entre TI e as áreas de negócio é o objetivo inicial, cujo os resultados principais serão percebidos com a transformação digital dos negócios, inovação, mais agilidade e pro atividade da área de TI em identificar e entender problemas e propor soluções conectadas com os objetivos estratégicos. Essa abordagem convergente e integrada das unidades de negócio e TI, garante que os projetos certos serão selecionados e priorizados, e não haverá desperdício com iniciativas que não entreguem valor ao negócio e ao cliente.
Para desempenhar o papel de IT Business Partner é preciso atender alguns requisitos que vão muito além das questões técnicas, afinal o conhecimento técnico em TI é útil para o papel, mas as demais capacidades são mais importantes. Deve-se considerar que uma pessoa não pode saber tudo.
As habilidades que esse profissional precisa ter, estando ele dentro da estrutura da organização ou sendo um parceiro estratégico terceirizado, são:
• Forte habilidade como consultor, facilitador e negociador, tanto com clientes internos quanto externos.
• Capacidade de comunicação sobre negócios, conseguindo transmitir sua mensagem tanto para o público executivo, quanto com o time das unidades de negócio e TI.
• Habilidades analíticas para medir e conduzir as principais decisões sobre processos e sistemas.
• Capacidade para entender os problemas de negócio e desenvolver business cases com visão abrangente, utilizando de técnicas diferenciadas como design thinking, customer shoes, desing sprint, lean inception, etc.
• Capacidade para discutir objetivamente sobre alternativas de soluções, cronogramas e análise de custo-benefício de iniciativas, gerenciamento de mudanças e riscos, e KPI’s.
• Habilidades discutir e negociar a priorização de demandas para o portfólio de projetos.
O trabalho do IT Business Partner é conduzido por alguns princípios que devem orientar sua atuação:
• Sempre se perguntar se todos estão no mesmo time – TI e negócio;
• Manter o foco em alavancas para melhorar os negócios;
• Considerar a tecnologia através de uma lente dos processos;
• Elaborar business cases simplificados e manter o foco nas principais prioridades;
• Concentrar-se no “Porquê” antes do “O quê” como forma fundamental de trabalhar;
• Estabelecer metas, métricas e cadência compartilhadas e significativas para manter o andamento e o alcance dos resultados;
• Comparar resultado real com o projetado, tirar as principais lições aprendidas e melhorar continuamente.
Organizações que ainda não possuem um IT Business Partner apoiando seus negócios muito provavelmente ainda não iniciaram seu processo de transformação digital ou estão patinando em suas iniciativas nessa direção, causando desperdício de tempo e dinheiro com ações que podem não estar alinhadas com o perfil e objetivos do negócio.
Corrigir isso rapidamente pode evitar danos maiores que podem colocar em risco a continuidade do negócio ou tornar-se irreversíveis.