Métricas e Indicadores de Desempenho, Conceitos e Cuidados
Métricas e Indicadores de Desempenho, Conceitos e Cuidados
No artigo de hoje, vou discorrer sobre dois conceitos das métricas, dos indicadores de desempenho dentro das empresas e os devidos cuidados que precisamos ter ao inserir esses instrumentos na gestão de um negócio. Porém, mais do que saber o que são esses conceitos e cuidados, é entender como utilizá-los para que possam contribuir com o desenvolvimento da empresa.
De uma forma prática e objetiva, resgatarei primeiramente os conceitos, para depois tratar dos cuidados.
Uma métrica é um dado, é um registro de um fato histórico que aconteceu dentro da empresa, como por exemplo, o número de vendas, a quantidade de clientes insatisfeitos, o número de acessos ao site etc.
Em uma organização existem métricas de várias áreas e de vários setores. A grande questão é: uma métrica isolada ela não serve para nada, ela diz muito pouco, porque é um dado bruto, é um número, e um número por si só não representa nada. Agora, quando esse número, esse dado, é conectado com o objetivo que se pretende alcançar, se inicia a construção de um indicador, porque ele está associado ao objetivo que foi definido para a empresa naquele momento e a meta almejada com aquele objetivo.
Para maior clareza, cito o seguinte exemplo: vamos admitir que o objetivo da empresa é aumentar a sua base de clientes, logo, duas perguntas serão inevitáveis: aumentar em quanto? Quando? Percebam que essas perguntas levam a empresa a quantificar e a especificar, ou seja, a ter metas e essas bem definidas com prazos e com quantidades representam a base para a construção de um indicador. Portanto, um indicador é construído a partir de dados e objetivos, por isso, um indicador nada mais é do que um conjunto de dados que responde a perguntas e objetivos e que venha contribuir para o alcance dos resultados esperados.
Observem, que o fundamento desses conceitos sugere que quando bem definidos, os indicadores de resultados podem levar a ações significativas para a resolução de problemas e crescimento de uma empresa, mas ao admitir um sistema de indicadores de um negócio é preciso estar atento a dois cuidados extremamente relevantes:
O primeiro deles é a definição clara de qual é o problema que a empresa deseja resolver ao definir um indicador ou qual é o desafio que ela deseja alcançar. Sair criando indicadores de maneira indefinida, isso não funciona, porque gera excesso de números, e tal excesso, pode levar a empresa a se distanciar de seus objetivos.
É preciso ter consciência que o relevante não é ter o indicador, o indicador é o meio para que a empresa consiga resolver um problema ou alcançar uma oportunidade. Se não houver clareza quanto aos grandes objetivos, sair definindo indicadores não vale a pena. Os indicadores devem estar relacionados à solução de uma situação, do contrário será ineficaz.
O segundo cuidado é a qualidade do indicador, diz respeito ao resultado que o indicador vai gerar. Lembrem-se: um bom indicador é aquele que sinaliza o problema e esteja em plena sintonia com o propósito da empresa. Não caiam na armadilha de sair medindo tudo, isso não funciona, só leva a perder o foco.
Tenham claro em mente que os indicadores apenas apontam o desempenho do que está sendo medido, eles não trazem a solução de problemas. Um indicador ao ser bem definido, leva à ação.
Os indicadores de desempenho são extremamente importantes para a criação de fluxos contínuos de oportunidades para as empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Eles são como bússolas que guiam a empresa na direção dos principais objetivos a serem alcançados. Mas para tanto, precisam ser bem definidos.
Se vocês utilizarem de um bom sistema de indicadores de desempenho, conseguirão medir resultados mais eficazes e saberão o que fazer para atingir o resultado esperado.
Se sua empresa ainda não faz uso dessa ferramenta, sugiro uma reflexão profunda sobre este assunto.
Boa Sorte!