Os desafios da escolha de um ERP
Os desafios da escolha de um ERP
A atual conjuntura econômica e um mercado cada vez mais competitivo, exige das empresas um controle absoluto de todos os seus processos e informações, de forma que elas possam identificar as melhores estratégias para obterem custos reduzidos e elevada rentabilidade. Na busca desses objetivos um bom caminho é a adoção de um ERP que seja capaz de mensurar cada detalhe do negócio em tempo hábil para tomada de decisão.
Um ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema Integrado de Gestão Empresarial) por definição, é um software corporativo que tem como principal função controlar as informações de uma empresa integrando e gerenciando dados, recursos e processos.
Mas a escolha de um ERP não é tarefa fácil. É um engano acreditar que optar por um ERP de um fornecedor conhecido já é o suficiente para resolver da noite para o dia todos os problemas da empresa. Não é tão simples assim. Essa é uma escolha crítica, tanto pode ser um passo decisivo para o crescimento da organização como um passo para a desorganização e o caos.
Para fazer com que a escolha do seu próximo ERP não se torne um pesadelo, listamos alguns fatores, para que você possa tomar uma decisão de maneira assertiva:
Defina os processos prioritários
Fica mais fácil navegar se você souber seu ponto de partida e aonde quer chegar. Portanto, é preciso que se defina os processos críticos da sua empresa, pontuando quais são aqueles que necessitam de maior automação e otimização. Lembre-se: A primeira questão a considerar são sempre as necessidades internas de gestão.
Mapeie todos os processos da empresa
Mapear os processos é uma atividade que requer tempo e habilidade, no entanto, ela é essencial para que se possa incorporar um ERP de forma consciente. Ao mapear os processos você irá identificar os gargalos, com isso, será eficaz na escolha da ferramenta que realmente venha agregar ao seu negócio.
Atente para a personalização
Por mais que um ERP possa ter uma boa aderência ao seu negócio, fatalmente haverá necessidades pontuais que precisarão ser customizadas. Se você decidir por um ERP que não tenha uma boa flexibilidade para que alguns processos sejam alterados e novas funcionalidades acrescentada, limitará o crescimento da sua empresa.
Faça um planejamento cuidadoso para o processo de implantação
Uma implantação inadequada, além de gerar altos prejuízos financeiros, impedirá a utilização de todos os recursos que o sistema oferece. A chave do sucesso para uma correta implantação é um bom planejamento, portanto, não deixe de considerar as dicas abaixo:
Prepare a empresa para a implementação do ERP de forma cultural. Afinal, se os funcionários continuarem usando processos paralelos, isso levará a necessidade de aquisição de novos sistemas, o que impactará de forma negativa o nível de produtividade;
Defina muito bem os processos do seu negócio e certifique-se de que todos foram mapeados adequadamente. O custo gerado por processos estabelecidos de maneira inadequada poderá chegar ao dobro do valor contratado para a implantação do ERP;
Estabeleça um cronograma de implantação minuciosamente detalhado com os papéis de cada lado muito bem definidos.