Os indicadores de processos e sua operadora de saúde
Os indicadores de processos e sua operadora de saúde
A crise econômica que vivemos no Brasil provocada pela COVID-19 já apresenta repercussões significativas para muitas empresas e as operadoras de saúde não estão fora desse cenário. Elas estão sendo diretamente afetadas e enfrentando sérios problemas pelas baixas de seus clientes, face ao crescente desemprego que vem ocorrendo em velocidade galopante desde a decretação da COVID-19.
Conforme publicação recente de O Globo, o Ministério da Economia prevê que o Brasil deve encerrar o ano com perda de 3 milhões de postos de trabalho formais, sem considerar as vagas de trabalho suprimidas anteriormente a presença da COVID-19. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o índice de desemprego no primeiro trimestre deste ano chegou à casa de 12,9 milhões de pessoas na fila por um emprego.
Aliado a isso, as operadoras de saúde em particular, têm um outro agravante, que é a tendência natural de na crise , perder aqueles associados mais jovens que se utilizam menos dos serviços médicos, e com isso, o aumento da proporção de idosos nos seus quadros de associados é inevitável, o que importaria em crescimento dos custos e desequilíbrio da carteira de clientes, já que os integrantes dessa faixa etária geram mais despesas assistenciais em relação às demais.
A partir de todo esse cenário, é essencial buscar medidas que permitam rapidamente reduzir os efeitos nefastos causados pela COVID-19 no mundo empresarial. Pois em tempos de crise, os negócios normais são suspensos, os modelos de trabalho usuais desmoronam, as ações e as metas previstas no plano original podem não ter aplicabilidade nenhuma. Portanto, em uma conjuntura de crise, um novo planejamento e controle são mais que fundamentais, são capazes de fazer com que as decisões sejam tomadas de forma assertiva.
O momento pede bom senso, seria muito imprudente não reconhecer que os efeitos nefastos da COVID-19 em quase a totalidade das empresas em nosso país e no mundo, é uma realidade que deve ser encarada com enorme rigor.
A ocasião é buscar melhorar os processos, bem como a adequação a realidade empresarial de hoje, para agir e se adaptar as mudanças e uma ferramenta de monitoramento e de avaliação de processos que forneça indicadores confiáveis, é um guia que direciona a caminhos corretos possibilitando tomadas de decisões acertadas, o que é primordial em qualquer tempo, mas em tempos de crise, pode representar o detalhe para a sobrevivência da empresa.
O fato é que não existe resultado positivo na crise sem que haja uma revolução nos processos. O atual momento é diferente, as pessoas estão diferentes e os clientes estão consumindo de forma diferente. Todos estão repensando tudo, desde o modelo de negócio à sua relação com a tecnologia e, sem processos para uma virada de chave, fica bem mais difícil. Sem compreender a natureza dos diferentes eventos de crise e refletir sobre a melhor maneira de lidar que cada um deles fazem, cada vez mais, é parte da atuação multifacetada dos empreendedores.
O momento exige resiliência e uma análise minuciosa nos processos e tecnologias atuais, desde o início de uma operação até o momento de entrega ao cliente, para identificar espaços para a criatividade e ousadia, esse comportamento é essencial para um adequado enfrentamento a crise, do contrário, será o mesmo que navegar em um oceano de incertezas econômicas, de severa crise, e ficar a mercê dos ventos errantes da sorte.
Não restam dúvidas de que para garantir a saúde do seu negócio diante das circunstâncias atuais você precisará construir indicadores de processos, eles são o caminho importante para o suporte à gestão de crises, a linha de defesa da reputação da empresa na redução da exposição a riscos inaceitáveis, eles minimizam a exposição e a vulnerabilidade do núcleo empresarial a cenários de crise.
E mais, é importante se ter em mente, que a rapidez e a exatidão das informações no processo decisório são linhas tênues entre o sucesso e o fracasso, nesse sentido,os indicadores de processos são instrumentos indispensáveis à administração, principalmente para aquelas submetidas aos efeitos de uma crise, porque por meio deles, os gestores recebem informações valiosas sobre medidas informativas representadas através de proporções, índices, coeficientes ou taxas, de maneira a entender quais as causas e tendências servirão como base de tomada de decisão. Portanto, um sistema de indicadores e medição bem planejados facilita a padronização de processos, a tomada de decisão e o novo planejamento, o que contribui sem dúvida, para minimizar os efeitos da crise atual.
Não há uma fórmula a ser seguida para gestão de crise, entretanto, certos cuidados podem ser tomados, se a empresa realmente souber o que é gestão de crise e gerenciamento de riscos de indicadores.
Se você reservar um tempo para entender a ciência de dados, descobrirá como ela é valiosa e indispensável para gerir o seu negócio com muita assertividade.
Se você quiser saber mais sobre a importância dos indicadores no seu negócio, fale conosco, teremos prazer em atendê-lo!