Sua empresa está preparada para transformar dados em informações e informações em conhecimento?
Sua empresa está preparada para transformar dados em informações e informações em conhecimento?
Vivemos num mundo onde o conhecimento supera os fatores tradicionais de gestão de um negócio. Não importa o seu ramo de atividade, a competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar dados em informação e informação em conhecimento.
Os dados, as informações e o conhecimento, são estratégicos no desenvolvimento de soluções de problemas para as empresas.
Nesse artigo, vou discorrer sobre esses três pontos: dados, informações e conhecimento.
Primeiro, de forma bem resumida, irei conceituar cada um deles.
O que são dados? Dados indicam um valor que é atribuído às coisas. Podemos defini-los também, como conhecimento bruto, ainda não tratado apropriadamente para prover insights para uma organização.
O que são informações? As informações são um conjunto de dados estruturados, organizados e processados, que permitem resolver problemas e tomar decisões, levando em consideração que o seu uso racional é a base do conhecimento.
O que é conhecimento? Conhecimento é o entendimento sobre um fato, originário de um estudo ou experiência, que se utilizado devidamente, contribui significativamente na tomada de decisões. Por outras palavras, conhecimento é um processamento complexo e subjetivo da informação absorvida por um indivíduo.
Agora que os conceitos de dados, informações e conhecimento estão claros para você, vamos entender o que deve ser feito para chegar ao conhecimento benéfico e transformador, capaz de fazer a diferença na gestão da sua empresa.
A primeira etapa é você criar uma base consistente de dados. E o que é uma base consistente de dados?
Antes, porém, vale lembrar, que só é possível construir uma base consistente de dados, através de pessoas adequadas, processos bem definidos e ferramentas bem alinhadas, bem desenhadas. É de fundamental importância que esses elementos estejam em plena sintonia, para que se possa ter poder de análise.
Vamos então a um exemplo prático sobre o que é uma base consistente de dados! Pense em uma ferramenta que armazene grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada, possibilitando a consulta rápida a diversas informações. Isso é base de dados, dado puro, é um monte de dados, nada mais do que isso. É um monte de coisas que isoladamente tem pouca utilidade.
A partir dessa base adequadamente construída, os softwares entram em ação. Eles resumem tudo isso, geram os relatórios consolidados dos dados que foram adquiridos do negócio, contendo por exemplo, a geração de superavit ou déficit de caixa, tendência das vendas, demonstrativo de resultados, e tantas outras informações, e agrupam nos respectivos centros de custos. Essa é a função dos softwares, você não precisa se preocupar.
Daí em diante, você começa extrair através de um fluxo natural os indicadores para as devidas análises. E é quando isso ocorre, que as informações se tornam conhecimento. E a partir desse momento, você saberá a qualidade da sua operação, se ela está indo bem ou se saindo mal. E mais, as potencialidades não exploradas do negócio e as suas fraquezas se tornarão visíveis como uma lâmpada na escuridão.
Os indicadores são uma ferramenta de gestão crucial para tornar decisões estratégicas, inteligentes e eficientes para descobrir muitos parâmetros relevantes e responder em tempo real perguntas fundamentais do seu negócio.
Embora a busca do conhecimento seja um processo contínuo, e que obviamente, não se esgota em um pequeno artigo, espero que eu possa ter contribuído para demonstrar que não é tão difícil transformar dado em informação e a informação em conhecimento. Obrigado pela leitura e até o próximo artigo.