Uso consciente do plano de saúde
Uso consciente do plano de saúde
Em tempos de crise econômica todos, consumidores e empresas, precisam se reinventar para atravessar o momento de dificuldades.
No setor de saúde isso não é diferente. Alias, para esse segmento soma-se a isso o avanço da tecnologia médica, que encarece o atendimento, e o envelhecimento populacional.
Em virtude disso é ponto pacífico entre as operadoras que o uso consciente do plano de saúde precisa ser estimulado e difundido. Os caminhos para isso não são únicos e são os mais diversos possíveis. Abaixo vamos elencar algumas ações que ajudam a implantar uma nova cultura nos beneficiários de planos de saúde.
Programas de qualidade de vida
As operadoras precisam extrapolar o conceito de medicina preventiva. O consumidor não aceita mais o velho discurso de tratamento de doenças crônicas. É preciso que as operadoras se envolvam na visão do ser humano como um todo, estimulando hábitos saudáveis como exercícios, ações que promovam o lazer como despertar no beneficiário algum hobby que ele possa adotar, e até mesmo iniciativas que trabalhem a mente além do corpo, como yôga. O beneficiário passa a sentir-se parte do processo e não se enxerga somente como um número que não pode ficar doente para não dar despesa à operadora.
Tecnologia
Uma forma de aproximar os beneficiários da operadora é o uso da tecnologia. Adoção de aplicativos que facilitem a vida do usuário, interação com a operadora e acompanhamento de sua evolução sempre atrai as pessoas. Interagir com seu público por meio das redes sociais é um excelente caminho para tornar o beneficiário um aliado e difundir o uso consciente do plano de saúde.
Programas de incentivo
Promover ações para estimular a adesão a programas de medicina preventiva é uma boa opção para a captação de beneficiários. Esses programas podem premiar os usuários conforme a participação através de descontos em mensalidades ou premiações em espécie, como vale presentes, ingressos ou brindes.
Enfim, as formas de aproximar o beneficiário da operadora são muitas e esse é um importante passo para começar a ter o uso consciente do plano de saúde. É importante que a operadora seja vista como uma parceira e não como um inimigo, ou pior, como a vilã da história.