Vantagem competitiva na prestação de serviços
Vantagem competitiva na prestação de serviços
O mundo corporativo exige cada vez mais prestadores de serviços com alta performance, isso significa dizer que o cuidado com a qualidade na prestação de serviços é fator determinante para o sucesso de uma empresa, mas é preciso que se compreenda que a qualidade por si só não representa uma vantagem e um diferencial competitivo. Uma vantagem e um diferencial competitivo se caracteriza por um conjunto de valores que faz com que o cliente prefira contratar sua empresa mesmo tendo ofertas da concorrência a um preço igual ou inferior ao seu. Esses atributos tornam a empresa única na visão do cliente, o motivo pelo qual algumas empresas conseguem manter suas vendas, mesmo em época de recessão econômica.
A vantagem competitiva pode ser resultado de custos mais baixos ou da habilidade de destacar a empresa aos olhos de seus clientes, e com isso, conseguir praticar preços mais elevados.
Essa vantagem pode ser traduzida como o coração da empresa, sem ela, o coração para de bater, e por consequência, a empresa morre. Existe uma frase que gosto muito, mas desconheço o autor, que diz o seguinte: duas espécies que conseguem seu sustento de modo idêntico não podem coexistir.
Para se criar uma vantagem competitiva sustentável é preciso que a empresa seja gerenciada no sentido da singularidade, assim, ela poderá desenvolver uma competência que a distinga da concorrência.
O gerenciamento singular de uma empresa obedece a um princípio básico: trabalhar arduamente para entender as necessidades inerentes do cliente e então repensar do que se trata determinada categoria de serviço. O objetivo desse princípio é desenvolver o serviço correto para atender aquelas necessidades, não somente criar uma versão melhorada dos serviços dos concorrentes.
Para ajudá-lo a gerenciar sua empresa de modo peculiar e criar uma vantagem competitiva sustentável, darei algumas dicas e sugiro que redobre sua atenção ao analisá-las.
Dê atenção total às necessidades de seus clientes
Olhar de perto as necessidades do cliente, pensar a fundo em ser uma solução para suas dores é a base de um gerenciamento singular.
Fixe uma imagem de valor agregado
Se posicione junto ao cliente como uma empresa capaz de auxiliá-lo a identificar o que precisa ser feito para que ele alcance os objetivos fixados. A função dos serviços como provedor de valor é cada vez mais importante, e o valor agregado cada vez mais parece advir de outros atributos que somente os serviços podem criar.
Estabeleça forte relação com o cliente
Estabelecer uma relação forte com o cliente de forma a tornar-se um fornecedor comprometido na solução dos seus problemas relacionados com sua prestação de serviço, é um meio de retê-lo e aprimorar os seus serviços.
Repense com constância o que o seu serviço representa ao cliente
Repensar o que os seus serviços representam para o cliente é uma boa maneira de saber se eles estão entrando na curva de obsolescência. Todo serviço tem seu ciclo, início, meio e fim.
Se mantenha vigilante
A chave para o crescimento e mesmo para a sobrevivência, é assumir uma vigilância para se tornar menos vulneráveis ao ataque da concorrência.
Conheça seus concorrentes
Conhecer os seus serviços, clientes e diferenciais competitivos, é fundamental para se manter atualizado no mercado. Lembre-se: seus competidores mais perigosos são os que mais se parece com você.
Espero que essas dicas possam contribuir para que você crie boas vantagens competitivas. Boa sorte!
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