Visões do Management 3.0 – Alinhar Restrições
Visões do Management 3.0 – Alinhar Restrições
Hoje vamos seguir nossa jornada pelas visões do Management 3.0.
Como já expliquei em outro artigo, essas visões são representadas de maneira orgânica pelo Martie, um ser complexo criado por Jurgen Appelo, que possui seis olhos, representando cada um uma visão, e duas pernas, representando a base dessas visões: Gestão e Liderança e Pensamento Complexo.
Em meu artigo hoje irei tratar da terceira visão do Management 3.0: Alinhar Restrições!
Nos artigos anteriores vimos que a primeira visão tem por objetivo energizar as pessoas, entendendo quais são os seus principais motivadores e trabalhando suas motivações intrínsecas e extrínsecas e, por meio disso, mudar a cultura da empresa ou equipe e gerar o engajamento do time.
Também vimos que a segunda visão busca empoderar as pessoas, pois o Management 3.0 incentiva a organização em redes, com o conceito de times auto-organizados ou auto-gerenciáveis, capazes de tomar as melhores decisões sobre os temas que estão sob sua responsabilidade, dado o conhecimento técnico e envolvimento com o negócio.
Com o time engajado e empoderado é necessário alinhar as restrições, nossa terceira visão do Management 3.0.
Em um primeiro momento isso pode causar estranhamento ou até uma certa confusão pois, se estamos empoderando o time, criar restrições não irá limitar esse empoderamento?
O primeiro ponto que é preciso esclarecer aqui é que o conceito de alinhar restrições aqui não está ligado em restringir os poderes do time.
Para que a organização complexa funcione dentro de um modelo de gestão em redes é necessário que todos estejam alinhados em termos de objetivos e metas e é nesse conceito que a visão de alinhar restrições trabalha.
Os objetivos, metas e valores da empresa precisam ser transparentes a todos na organização. Mais do que isso: É necessário que os trabalhos estejam alinhados com os esses pilares.
Não basta que a empresa coloque uma placa na entrada do prédio ou estampe em seu site esses pilares se sua atitude não os reflete. E aí chegamos a um ponto fundamental sobre alinhar as restrições: Os valores da empresa precisam estar alinhados com os valores das pessoas.
A partir do momento que os times estão empoderados e são auto-organizados ou auto-gerenciáveis cabe aos gestores passarem a orientar as diretrizes desses times para que todos trabalhem em prol de um objetivo único, cada qual exercendo o poder que lhes foi concedido mas respeitando esses valores e buscando uma meta comum.
O alinhamento de restrições está diretamente relacionado com a cultura da empresa. Valores de uma empresa não é algo que possa ser definido em uma reunião e a partir desse momento todos na empresa estão alinhados com eles. É preciso um trabalho de definição da cultura organizacional que passa por um diagnóstico da cultura implantada para que sejam traçadas estratégias para chegar à cultura desejada.
A partir do momento que as restrições são alinhadas e os valores da empresa estão em sintonia com os valores dos colaboradores, automaticamente estamos dando um passo em rumo a primeira visão do Management 3.0: energizar as pessoas, tornando todo esse processo cíclico e em constante evolução.
Conclusão
A visão Alinhar Restrições é o que torna um time empoderado em um time com um propósito. Essa ação coloca a empresa em um grau de maturidade em relação ao modelo de gestão, garantindo que seus princípios estão arraigados na organização e a empresa está pronta para alçar voos maiores.