Visões do Management 3.0 – Crescer a Estrutura e Melhorar Tudo
Visões do Management 3.0 – Crescer a Estrutura e Melhorar Tudo
Concluindo nossa jornada pelas visões do Management 3.0, hoje irei tratar da quinta e da sexta visão do Management 3.0: Crescer a Estrutura e Melhorar Tudo.
Como já expliquei nos artigos anteriores, essas visões são representadas de maneira orgânica pelo Martie, um ser complexo criado por Jurgen Appelo, que possui seis olhos, representando cada um uma visão, e duas pernas, representando a base dessas visões: Gestão e Liderança e Pensamento Complexo.
Nos artigos anteriores tratamos das outras quatro visões do Management 3.0:
A primeira visão tem por objetivo energizar as pessoas, entendendo quais são os seus principais motivadores e trabalhando suas motivações intrínsecas e extrínsecas e, por meio disso, mudar a cultura da empresa ou equipe e gerar o engajamento do time.
A segunda visão busca empoderar as pessoas, pois o Management 3.0 incentiva a organização em redes, com o conceito de times auto-organizados ou auto-gerenciáveis, capazes de tomar as melhores decisões sobre os temas que estão sob sua responsabilidade, dado o conhecimento técnico e envolvimento com o negócio.
Na terceira visão aprendemos que é necessário alinhar as restrições para que o time trabalhe alinhado com a visão, meta e propósito da organização, conforme mostra a terceira visão do Management 3.0.
Na quarta visão do Management 3.0 vimos que é preciso desenvolver as competências para garantir que todos na equipe sejam capazes de exercer essa missão. Vimos também que cabe aos gestores contribuir com o desenvolvimento de competências em todos os membros do time.
Crescer a Estrutura
O Management 3.0 incentiva o crescimento consciente mantendo o foco em qualidade e o ambiente colaborativo.
Para isso é preciso entender que muitas equipes operam em um contexto de uma organização complexa, assim é importante considerar estruturas que favorecem a comunicação e o desenvolvimento pessoal.
Estrutura em Hierarquia ou Estrutura de Rede
Na estrutura em hierarquia, regras e processos criam previsibilidade, facilitam a coordenação e reduzem a carga cognitiva porque as pessoas já experimentaram respostas a situações rotineiras.
Em uma estrutura de rede, existe a inteligência coletiva. O grupo, com suas muitas conexões entre os membros, pode ser mais inteligente e mais inovador do que uma autoridade central.
Melhorar Tudo
Pessoas, equipes e organizações precisam melhorar continuamente para adiar o fracasso pelo maior tempo possível.
Errar é um fato inevitável, ou somos perfeitos? A questão é por quanto tempo conseguimos evitar e assim adiar as falhas? Dessa forma, estaremos mais maduros e preparados quando a falha acontecer!
Mais do que isso, é preciso incorporar na organização o conceito da cultura do erro. Cultuada primeiramente em empresas do Vale do Silício, esta cultura diz respeito à mentalidade de que os erros são fundamentais para o crescimento, bem como para a reinvenção.
Ela tem como intuito encorajar a inovação e o risco, com foco em soluções. Em ambiente controlado, é possível identificar falhas, calcular acertos e oportunidades e definir movimentos rápidos para correções.
Portanto, a cultura do erro em uma organização define como cada erro será tratado em um ambiente de reciclagem, aprendizado, responsabilidade e respeito. O funcionário deve sentir que seus erros são tratados de forma construtiva e não punitiva.
Conclusão
Ao longo das últimas semanas vimos como o Management 3.0 pode contribuir para a gestão de empresas que buscam inovação e se inserir em um mundo cada vez mais complexo.
As visões do Management 3.0 nos dão um guia claro sobre como a gestão deve trabalhar para atingir seus objetivos de maneira estruturada. Apesar de parecer simples, aplicar essas visões na prática é um trabalho árduo porém prazeroso, pois elas mexem com o mindset das pessoas e com a cultura organizacional.