Visões do Management 3.0 – Empoderar as Pessoas
Visões do Management 3.0 – Empoderar as Pessoas
Voltando a falar sobre o modelo de gerenciamento, vou falar mais um pouco sobre as visões do Management 3.0.
Como já expliquei em outro artigo, essas visões são representadas de maneira orgânica pelo Martie, um ser complexo criado por Jurgen Appelo, que possui seis olhos, representando cada um uma visão, e duas pernas, representando a base dessas visões: Gestão e Liderança e Pensamento Complexo.
Em meu artigo hoje irei tratar da segunda visão do Management 3.0: Empoderar as Pessoas!
No artigo anterior vimos que a primeira visão tem por objetivo energizar as pessoas, entendendo quais são os seus principais motivadores e trabalhando suas motivações intrínsecas e extrínsecas e, por meio disso, mudar a cultura da empresa ou equipe e gerar o engajamento do time.
Com o time engajado, passamos a empoderar as pessoas, nossa segunda visão do Management 3.0.
O empoderamento no Management 3.0 está alinhado com o princípio do Manifesto Ágil que diz “Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.”
Também está alinhado com o conceito de times auto-organizados ou auto-gerenciáveis, capazes de tomar as melhores decisões sobre os temas que estão sob sua responsabilidade, dado o conhecimento técnico e envolvimento com o negócio.
Isso tudo nos leva ao conceito de organizações complexas, onde a hierarquia dá lugar a gestão em redes, valorizando a inteligência coletiva e o grupo, com suas muitas conexões entre os membros, que pode ser mais inteligente e mais inovador do que uma autoridade central.
Empoderar as pessoas também melhora a efetividade e a sobrevivência do sistema, pois as decisões não estão concentradas sob um comando único que, caso venha a faltar, pode paralisar todo o processo. Em times empoderados todos estão prontos a decidir pelo coletivo pois estão engajados e tem a confiança da organização para fazê-lo. Isso torna a organização mais resiliente e ágil.
O Management 3.0 visa um sistema mais poderoso e não pessoas melhor controladas, e para atingir esse objetivo é preciso pulverizar o poder por toda a empresa. Além disso, trabalhadores criativos não podem ser controlados de qualquer forma.
Delegation Poker
Para definir os níveis de delegação e empoderar as equipes de maneira ordenada e gradual, o Management 3.0 se vale do Delegation Poker.
O Delegation Poker pode ser utilizado para esclarecer quem é responsável pelo o quê e em que nível. Esse é um método no qual você pode incentivar o envolvimento dos funcionários por meio de auto-organização controlada e tomada de decisão.
O objetivo do Delegation Poker é levar a ideia de delegar decisões e tarefas para sua equipe de trabalho em um ambiente controlado, sendo uma ótima forma de se obter colaboração. Muitas equipes jogam sem sequer somar pontos e, mais do que qualquer outra coisa, é um momento de conversa, descontração e um ponto de partida para a discussão de quem deve fazer o que.
Por meio dessa interação é possível chegar a um consenso sobre qualquer assunto que se queira definir a delegação e classificá-la dentro de níveis pré-definidos. As regras do Delegation Poker não são rígidas e podem ser adaptadas conforme a realidade de cada time. O importante é incentivar a discussão e envolver todos nesta definição.
Os 7 níveis de Delegação
Dentro do Delegation Poker existem 7 níveis de delegação onde cada tema que se queira definir o grau de empoderamento do time pode ser classificado. São eles:
Tell (Dizer): O líder toma a decisão pelos outros e pode explicar a sua motivação. Uma discussão sobre isto não é desejada ou adotada.
Sell (Vender): O líder toma uma decisão pelos outros mas tenta convencê-los que fez a escolha certa e os ajuda a se sentirem envolvidos.
Consult (Consultar): O líder pergunta primeiro por algo, o qual leva em consideração antes de tomar uma decisão que respeita a opinião das pessoas, porém para balizar sua decisão e não como um voto.
Agree (Concordar): O líder entra em uma discussão com todos os envolvidos e como um grupo procura o consenso sobre a decisão.
Advise (Aconselhar): O líder oferecerá aos outros sua opinião e espera que eles escutem suas sábias palavras, mas será a decisão do grupo, não a dele.
Inquire (Perguntar): O líder primeiro deixa o assunto para os outros decidirem e, depois, os pede para convencê-lo da sabedoria da decisão deles.
Delegate (Delegar): O líder deixa a decisão para o grupo e nem quer saber sobre os detalhes que apenas confundiriam sua mente.
Conclusão
É extremamente necessário empoderar as pessoas, porém isso precisa ser feito de forma gradual e que não gere desconforto no time. Utilizar os 7 Níveis de Delegação do Management 3.0 para envolver todos na construção desses níveis de poder para cada assunto é um recurso interessante para fortalecer ainda mais o engajamento construído por meio da visão energizar as pessoas e o Delegation Poker é uma ótima ferramenta para tornar todo esse processo mais leve e inclusivo.