Visões do Management 3.0 – Energizar as Pessoas
Visões do Management 3.0 – Energizar as Pessoas
Voltando a falar sobre o modelo de gerenciamento, gostaria de abordar um pouco sobre as visões do Management 3.0.
Essas visões são representadas de maneira orgânica pelo Martie, um ser complexo criado por Jurgen Appelo, que possui seis olhos, representando cada um uma visão, e duas pernas, representando a base dessas visões: Gestão e Liderança e Pensamento Complexo.
Em meu artigo hoje irei tratar da primeira visão do Management 3.0: Energizar as Pessoas!
A primeira coisa que é importante deixar claro de saída é que energizar as pessoas é diferente de empoderar as pessoas. Tanto isso é verdade que o Management 3.0 tem uma visão específica para tratar do empoderamento.
Energizar as pessoas é o primeiro passo para mudar a cultura da empresa aplicando as práticas e conceitos do Management 3.0. Por meio dela as pessoas se sentem mais importantes e valorizadas em seus contextos, aptas a avançar e a aceitar as mudanças organizacionais.
As pessoas são as partes mais importantes de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo para manter as pessoas ativas, criativas e motivadas.
Para motivar as pessoas é preciso primeiro entender os dois tipos de motivações que existem: Motivações intrínsecas e motivações extrínsecas.
As motivações intrínsecas despertam um comportamento desencadeado dentro da pessoa. Em outras palavras, a pessoa é recompensada por si só. Essas motivações estão muito relacionadas com valores pessoais, propósitos, aspirações, etc.
As motivações extrínsecas são comportamentos motivados por recompensas externas (dadas por outros), tais como dinheiro, notas, benefícios, etc.
Normalmente as motivações extrínsecas tendem a ser mais voláteis, pois tem seu valor rapidamente dissipado. Premiações em dinheiro, por exemplo, logo são consumidas com despesas pessoais ou algum prazer momentâneo como viagens, restaurantes ou aquisição de bens de consumo. Por conta disso deve-se focar primeiro em motivações intrínsecas e só depois em extrínsecas.
Outro ponto importante a observar é que os motivadores são muito pessoais e isso deve ser levado em consideração na hora de energizar as pessoas, entendendo como cada uma ativa seus motivadores e traçando estratégias de acordo com o perfil individual e coletivo do time.
O Management 3.0 nos apresenta o modelo CHAMPFROGS para ajudar a entender quais são os principais motivadores de cada pessoa. Ele lida especificamente com a motivação no contexto da vida no trabalho e consiste de dez motivadores que são intrínsecos, extrínsecos ou um pouco de ambos. São eles:Curiosity (Curiosidade): Os trabalhadores são motivados quando têm muitas coisas para investigar e pensar a respeito.
Honor (Honra): Os trabalhadores sentem-se orgulhosos que seus valores estejam refletidos em seu trabalho.
Acceptance (Aceitação): Os trabalhadores se motivam quando os colegas aprovam o que eles fazem e quem eles são.
Mastery (Maestria): O trabalhador se motiva quando o trabalho desafia a sua competência mas dentro de suas possibilidades.
Power (Poder): Há espaço o suficiente para os trabalhadores influenciarem o que acontece em torno deles.
Freedom (Liberdade): As pessoas se motivam quando são independentes umas das outras com os seus trabalhos e responsabilidades.
Relatedness (Relacionamento): As pessoas se motivam quando possuem bons contatos sociais com outras em seu trabalho.
Order (Ordem): Os trabalhadores se motivam quando têm regras e políticas o suficiente para um ambiente estável.
Goal (Meta): As pessoas se motivam quando o seu propósito na vida está refletido no trabalho que elas fazem.
Status (Posição): As pessoas são motivadas quando têm uma boa posição e são reconhecidas por seus colegas.
Dentro das ferramentas do Management 3.0 uma muito difundida para identificar os motivadores do time é o Moving Motivators.
Nele, cada membro do time tem dez cartas representando os dez motivadores do CHAMPFROGS. Cada um coloca essas cartas na ordem de valor de maior para a menor importância para si e depois desloca para cima os motivadores que estão sendo acionados positivamente e para baixo os motivadores acionados negativamente. Com base nisso o time pode debater sobre seus motivadores, energizando a equipe e identificando pontos de melhoria.