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Você é um líder?

Published by Ralph Barcelos on 18/02/202018/02/2020

Você é um líder?

Liderar é uma arte, essencial para que se possa alcançar bons resultados.

No ambiente corporativo exercer liderança é fundamental para impulsionar as pessoas a assumirem desafios e se sentirem responsáveis pelos resultados, e como consequência, esse comportamento gera um diferencial competitivo, algo de extrema importância no mundo empresarial.

O líder é um mapa de referência para a cultura da organização, ele é aquele que mobiliza as pessoas para superar obstáculos e lidar de maneira mais apropriada com as oportunidades.

Desenvolver uma liderança efetiva é essencial para se obter os resultados esperados no mundo corporativo, não é tarefa fácil, liderar, requer entre outros atributos, ser autêntico, humilde, determinado, ter pulso firme e enorme disposição para assumir responsabilidades. Nesse sentido, darei algumas dicas na expectativa de que você possa fazer uma autoanálise e avaliar o grau de liderança que exerce na sua empresa. Vamos a elas:

Seja sincero com seus liderados

A sinceridade gera confiança e a confiança é o combustível essencial para criar em seus liderados o interesse e o comprometimento na execução bem feita de suas tarefas. Portanto, ela deve ser o pilar da sua gestão.

Saiba ouvir e reforce comunicação com sua equipe

Ouvir a equipe significa estar aberto a aprender, demonstra saber se relacionar com o diferente e a valorizar a equipe, o que faz com que a equipe se sinta segura com o seu líder. Já o reforço da comunicação tem um outro valor, não menos importante do que saber ouvir, ele promove comprometimento e melhora o inter-relacionamento no ambiente de trabalho.

Coloque a mão na massa

Um líder não deve gerir sua equipe somente através de orientações e ordens, ele precisa por a mão na massa, ter tarefas claras aos olhos dos seus liderados, do contrário, ele põe em risco a confiança de seus liderados na capacidade de levar a empresa na direção dos objetivos almejados.

Desenvolva com frequência sua inteligência emocional

As pressões provocadas pelas adversidades costumam gerar insegurança e preocupações entre os colaboradores, esses fatores contribuem sobremaneira para a redução da produtividade. Nestas ocasiões, a inteligência emocional é um dos principais trunfos para manter a equipe coesa na direção dos objetivos fixados. Mas para que um líder possa usá-la com eficiência e eficácia ele precisa possuir as cinco habilidades preconizadas pela ciência:

  1. Autoconhecimento emocional;
  2. Controle emocional;
  3. Automotivação;
  4. Empatia;
  5. Capacidade de desenvolver relacionamentos interpessoais.

Portanto, desenvolva com frequência sua inteligência emocional.

Seja Racional

Se um líder se mostrar confiável, os colaboradores seguem as suas orientações e dão o melhor de si, mas existem dois requisitos básicos para que isso aconteça: coragem e humildade. Portanto, nos momentos agudos de uma decisão enfrente-a com coragem, e nas situações onde você não tenha as respostas ou os recursos necessários que a questão requeira, admita. Agindo assim, demonstrará racionalidade, e por consequência, conquistará a confiança dos seus liderados. 

Jamais terceirize a sua culpa

Tome a frente da situação e assume sempre a sua responsabilidade, essa é uma excelente forma de permanentemente liderar.

Tenha senso de urgência

O senso de urgência estimula a equipe ter comportamentos idênticos, e reforça o dinamismo, o comprometimento e a capacidade de lidar com situações difíceis.

Estabeleça indicadores de performance

Um líder deve monitorar a equipe e as metas traçadas por meio de bons indicadores de performance, através deles, é possível se ter uma visão clara das tendências e dos desvios, e assim, fazer as correções necessárias em tempo hábil.

As relações entre líderes e liderados são sustentadas pela confiança, e o mundo precisa de pessoas confiáveis para que se torne um lugar melhor para todos.

Pratique a Liderança!

Categories: Opinião
Tags: Gestão de ProjetosGestão EmpresarialLiderança

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