Você é um líder?
Você é um líder?
Liderar é uma arte, essencial para que se possa alcançar bons resultados.
No ambiente corporativo exercer liderança é fundamental para impulsionar as pessoas a assumirem desafios e se sentirem responsáveis pelos resultados, e como consequência, esse comportamento gera um diferencial competitivo, algo de extrema importância no mundo empresarial.
O líder é um mapa de referência para a cultura da organização, ele é aquele que mobiliza as pessoas para superar obstáculos e lidar de maneira mais apropriada com as oportunidades.
Desenvolver uma liderança efetiva é essencial para se obter os resultados esperados no mundo corporativo, não é tarefa fácil, liderar, requer entre outros atributos, ser autêntico, humilde, determinado, ter pulso firme e enorme disposição para assumir responsabilidades. Nesse sentido, darei algumas dicas na expectativa de que você possa fazer uma autoanálise e avaliar o grau de liderança que exerce na sua empresa. Vamos a elas:
Seja sincero com seus liderados
A sinceridade gera confiança e a confiança é o combustível essencial para criar em seus liderados o interesse e o comprometimento na execução bem feita de suas tarefas. Portanto, ela deve ser o pilar da sua gestão.
Saiba ouvir e reforce comunicação com sua equipe
Ouvir a equipe significa estar aberto a aprender, demonstra saber se relacionar com o diferente e a valorizar a equipe, o que faz com que a equipe se sinta segura com o seu líder. Já o reforço da comunicação tem um outro valor, não menos importante do que saber ouvir, ele promove comprometimento e melhora o inter-relacionamento no ambiente de trabalho.
Coloque a mão na massa
Um líder não deve gerir sua equipe somente através de orientações e ordens, ele precisa por a mão na massa, ter tarefas claras aos olhos dos seus liderados, do contrário, ele põe em risco a confiança de seus liderados na capacidade de levar a empresa na direção dos objetivos almejados.
Desenvolva com frequência sua inteligência emocional
As pressões provocadas pelas adversidades costumam gerar insegurança e preocupações entre os colaboradores, esses fatores contribuem sobremaneira para a redução da produtividade. Nestas ocasiões, a inteligência emocional é um dos principais trunfos para manter a equipe coesa na direção dos objetivos fixados. Mas para que um líder possa usá-la com eficiência e eficácia ele precisa possuir as cinco habilidades preconizadas pela ciência:
- Autoconhecimento emocional;
- Controle emocional;
- Automotivação;
- Empatia;
- Capacidade de desenvolver relacionamentos interpessoais.
Portanto, desenvolva com frequência sua inteligência emocional.
Seja Racional
Se um líder se mostrar confiável, os colaboradores seguem as suas orientações e dão o melhor de si, mas existem dois requisitos básicos para que isso aconteça: coragem e humildade. Portanto, nos momentos agudos de uma decisão enfrente-a com coragem, e nas situações onde você não tenha as respostas ou os recursos necessários que a questão requeira, admita. Agindo assim, demonstrará racionalidade, e por consequência, conquistará a confiança dos seus liderados.
Jamais terceirize a sua culpa
Tome a frente da situação e assume sempre a sua responsabilidade, essa é uma excelente forma de permanentemente liderar.
Tenha senso de urgência
O senso de urgência estimula a equipe ter comportamentos idênticos, e reforça o dinamismo, o comprometimento e a capacidade de lidar com situações difíceis.
Estabeleça indicadores de performance
Um líder deve monitorar a equipe e as metas traçadas por meio de bons indicadores de performance, através deles, é possível se ter uma visão clara das tendências e dos desvios, e assim, fazer as correções necessárias em tempo hábil.
As relações entre líderes e liderados são sustentadas pela confiança, e o mundo precisa de pessoas confiáveis para que se torne um lugar melhor para todos.
Pratique a Liderança!